×
Loading ...

Como sedar um gato para escová-lo

Os gatos normalmente não precisam ser sedados para serem escovados. Porém, animais resgatados de situações complicadas podem resistir a todas as tentativas de escová-lo, cortar suas unhas ou dar-lhe um banho. Eles precisam de sedados. Pelos sujos, emaranhados ou uma garra quebrada podem causar muito desconforto. O animal estará mais disposto a ser domesticado se estiver se sentindo saudável.

Instruções

Alguns gatos resistem aos cuidados estéticos (George Marks/Retrofile/Getty Images)

    Venha aqui, bichano!

  1. Vá a um veterinário para obter os sedativos apropriados. Esses medicamentos requerem prescrição. Eles estarão disponíveis em pílulas ou na forma líquida. O sedativo usual é o diazepam.

    Loading...
  2. Coloque o gato em uma toalha ou fronha da melhor forma possível e rapidamente amarre-o, deixando apenas sua cabeça à mostra. Nesse ponto, um ajudante seria útil, para impedir que o animal ponha suas patas dianteiras para fora através da abertura no pescoço.

  3. Ponha o gato no chão, com o ajudante mantendo-o preso entre suas pernas ou segurando-o. Aplique uma leve pressão com as pernas para manter o animal parado. Algumas pessoas acham que colocar o felino no colo funciona melhor.

  4. Coloque o polegar e o dedo indicador de uma mão em cada lado das bochechas do gato e aperte levemente. Quando ele abrir a boca, com a outra mão, puxe para baixo a mandíbula inferior do animal e ponha a pílula dentro de sua boa. Se o sedativo for líquido, levante uma bochecha e esprema a medicação.

  5. Solte a boca do felino e levante sua mandíbula superior, de forma que aponte para cima. Gentilmente, esfregue a boca do animal, para encorajar a deglutição. Permaneça nessa posição por alguns segundos, em seguida solte o gato. Desamarre-o ou deixe-o se soltar sozinho. Elogie-o e deixe petiscos no chão para ele comer nos momentos de lazer.

Loading...

Dicas

  • Trabalhe o mais rápido possível quando amarrar o gato e abrir sua boca. Assim é menos estressante para o animal e para você.
  • Espere ser arranhado ou mordido.
  • Se o gato entrar em pânico ou desmaiar, é melhor levá-lo a um veterinário e deixar o profissional sedá-lo e cuidar de seus aspectos estéticos.

Aviso

  • Nunca dê ao gato medicação humana. Os remédios serão muito fortes para o felino e provavelmente o matarão.
  • Não use luvas, porque você não será capaz de manusear as pílulas.

O que você precisa

  • Veterinário
  • Sedativo
  • Toalha velha ou uma fronha antiga e resistente
  • Petisco

Recursos

Loading ...
Loading ...