O que são sedimentos marinhos?

Escrito por saifuddin abdullah | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são sedimentos marinhos?
Sedimento marinho na forma de cascalho (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Os sedimentos marinhos são, basicamente, pequenas partículas insolúveis de pedras, solo, vulcões, corpos químicos e orgânicos, levados da terra firme para o oceano por rios, córregos e lagos. Essas partículas são de diferentes tamanhos e são geralmente encontradas nas margens dos oceanos e no fundo do mar na forma de pedras minusculas, pedaços de rocha e cascalho. Existem diversos motivos por trás da criação e movimentação desses sedimentos, que vão da erosão do solo a erupções vulcânicas, de terremotos a tempestades de areia, e do derretimento das geleiras até um simples movimento embaixo d'água ou na superfície da terra.

Outras pessoas estão lendo

Origens

Sedimentos orgânicos são originados primariamente abaixo e acima da superfície terrestre como depósitos de resíduos de diferentes eventos naturais e reações. Isso significa que a criação dessas partículas não é exclusiva, mas está fortemente associada à destruição e corrosão de materiais existentes na superfície da terra. Mais especificamente, esses sedimentos têm sua origem associada a minerais, químicos, pedras e rochas.

Tipos

Existem quatro tipos principais de sedimento marinhos, compostos por diferentes materiais orgânicos e inorgânicos. Estes incluem sedimentos autogênicos, sedimentos biogênicos, sedimentos vulcanogênicos e sedimentos cosmogênicos. Os sedimentos autogênicos são resultado de reações químicas entre minerais presentes nos mares e rios, ou são simplesmente criados durante o processo de condensação das águas marinhas durante a mudança das condições climáticas. De maneira similar, os sedimentos biogênicos são restos insolúveis de organismos vivos em terra e no mar (como osso, por exemplo), e os sedimentos vulcanogênicos são partículas minúsculas de rochas, erupções vulcânicas, minérios e diversos outros elementos naturais. Por último, em contraste com os anteriores, os sedimentos cosmogênicos são pequenos meteoritos e grãos que têm origem extraterrestre.

Movimentação

A principal forma de transporte dos sedimentos marinhos são os rios, córregos, cachoeiras e lagos, que eventualmente se ligam ao mar e levam consigo sedimentos de diversas categorias e tamanhos. Embora pareça um processo simples de movimentação de sedimentos de um lugar para outro através de atividade fluviais, uma investigação cuidadosa sugere que o a regularidade com que o transporte de sedimentos acontece depende de diferentes fatores, como tamanho e composição dos sedimentos, pressão fluvial e direção dos ventos.

Implicações

Os sedimentos marinhos são considerados auxiliares e perigosos à vida marinha. Por exemplo, esses sedimentos carregam consigo partícula de solo fértil das margens dos rios, que por fim resulta em uma contribuição para o desenvolvimento natural da vida marinha. Da mesma maneira, os rios poluídos que contêm resíduos de materiais perigosos de indústrias e linhas de esgoto podem também levam sedimentos para o mar, resultando na poluição da água e na destruição da vida marinha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível