O segredo para fazer um porco assado suculento e macio

Escrito por jean bardot | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O segredo para fazer um  porco assado suculento e macio
Fazer um porco assado suculento e macio é simples se você conhece os segredos. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A carne de porco é uma refeição tradicional de Ano Novo em muitos lugares e é apropriada para qualquer grande encontro de amigos e familiares. Algumas pessoas se sentem intimidadas por cozinhar um grande prato ou não estão familiarizadas com a forma de temperar ou amaciar a carne. Um porco assado bem feito pode animar qualquer reunião e ser a fonte de deliciosas sobras durante a semana. É realmente muito fácil de fazer um suculento porco assado se você souber os truques.

Outras pessoas estão lendo

Porco assado

Para fazer um porco assado geralmente usa-se um corte maior que serve vários pessoas. Pode variar entre um e dez quilos e ter osso ou não. A carne com osso, geralmente, são mais suculentas. Os ossos estão disponíveis na maioria dos cortes de carne e a maciez varia dependendo do corte. Alguns assados ​​são curados, defumados ou pré-cozidos, mas a maioria das vezes é melhor comprar a carne fresca e cozinhá-la desde o início.

O segredo para fazer um  porco assado suculento e macio
Fat Versus magra (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Carne gordurosa versus carne magra

Alguns cortes de carne são mais gordurosos do que outros. A quantidade de gordura afeta tanto a maciez quanto a suculência. Cortes magros incluem a alcatra, que normalmente é desossada, e a suã que contem parte da espinha dorsal. O lombo e a costela também são carnes magras, mas contém mais gordura do que os outros dois. Cortes mais gordos são a paleta e o acém - um corte acima do ombro - parte baixa do ombro. Ambos estes cortes com ossos. Embora seja importante aparar a gordura excessiva da carne que você compra, deixe uma fina camada de gordura para manter a carne úmida enquanto você a cozinha. Além disso, a gordura que atravessa a peça, chamada marmoreio, e ajuda a dar sabor e maciez. Certifique-se que escolheu uma peça bem marmorizada em todo o corte. Um corte sem osso e que é bem marmorizado é a pá que vem fresca, curada ou defumada para uma boa variação de sabor.

Inspeção visual

Pegue na carne antes de comprá-la para que você possa examiná-la quanto a algumas coisas que o rótulo não vão revelar. As carne de porco hoje em dia são muito mais magras do que no passado, por isso deve ser fácil encontrar um cote bem marmorizada e magro. A cor da carne deve ser rosa com um leve tom de cinza esbranquiçada e deve ser refinado. O lombo é geralmente mais claro na cor do que os cortes a partir do ombro ou da perna. A carne deve ser firme e úmida, mas não viscosa, e ela deve estar limpa e fresca sem maus odores. A cor da gordura nas bordas exteriores deve ser branca e cremosa. Se for amarelada, o a carne é velha e possivelmente estragada. A embalagem deve ser resfriada e não deve ter fissuras ou rasgos.

Fazendo o assado

O tempero é importante para dar ao assado um sabor delicioso e trazer o sabor natural da carne. Misture azeite com sal, pimenta, colorau, alho e cebola em pó e alguma mistura de ervas que você goste. Depois de colocar o assado em uma travessa, espalhe bem o tempero na carne. Coloque-a na panela com o lado mais gorduroso voltado para cima. Pré-aqueça o forno a 450 graus enquanto você está temperando a carne. Coloque um termômetro de culinária na parte mais grossa da peça onde ela não esteja tocando o osso. Coloque a carne de porco no centro do forno e cozinhe-o durante cerca de 10 minutos a essa temperatura elevada, o que ajudará a selar nos sucos. Em seguida, abaixe o forno para 250 graus. O assado deve cozinhar em baixa temperatura por de 50 a 80 minutos, dependendo do seu tamanho. Asse a carne até que a temperatura interna atinja 150 graus. Retire-o do forno e coloque um pedaço de papel alumínio por cima, permitindo que a carne descanse por 15 minutos. Este é o segredo mais importante de cozinhar uma suculenta carne de porco assada. Corte a carne logo após o cozimento para liberar toda a umidade. Descansar a carne permite que o molho seja absorvido por ela..

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível