×
Loading ...

Os segredos do kung fu para manter a boa forma

Kung fu é uma arte marcial antiga, de origem chinesa, cujos primeiros registros históricos datam do século 12. Em chinês, o termo "kung fu" significa o aprendizado de qualquer estudo ou prática que demande tempo, paciência e energia. No Ocidente, porém, o nome virou sinônimo de uma arte marcial parecida com o karatê, de origem japonesa, que por lá é chamada de "wushu". São diversas escolas regionais, mas todas oferecem diversos benefícios à saúde, seja física ou mental. Conheça melhor as vantagens do kung fu para manter a boa forma.

O kung fu é uma arte marcial antiga, de origem chinesa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O que é o kung fu?

O kung fu é uma arte marcial de origem chinesa, que consiste em uma sequência de golpes, feitos com os braços e as pernas. Os primeiros registros do kung fu na história aconteceram a partir do século 12, quando os primeiros movimentos foram criados como forma de proporcionar atividade física aos monges taoístas chineses. Com o tempo, a eficácia dos exercícios ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do mundo. Hoje é possível praticar kung fu nos mais variados países do mundo, inclusive no Brasil.

Loading...
Pratique kung fu na sua cidade, em qualquer parte do mundo (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

O kung fu e a flexibilidade

A arte marcial chinesa é ideal para quem busca fortalecimento dos músculos do corpo. Isso porque as sequências de exercícios envolvem pausas em diversas posições, fazendo com que o corpo tenha que se esforçar para manter o equilíbrio usando sua própria massa como peso para o exercício. As posições, que envolvem chutes e alongamentos de braço e perna, também são fundamentais para desenvolver a flexibilidade do corpo. Quem já está em dia com a balança mas busca um exercício extra pode conhecer o kung fu sem medo!

O exercício é ideal para quem busca fortalecimento do corpo (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Para quem quer perder peso

Quem precisa perder muito peso pode contar com o apoio do kung fu, desde que combinado a uma rotina fixa de exercícios aeróbicos, como esteira e bicicleta ergométrica. O ideal é iniciar a prática de exercícios com a aula de kung fu e, em seguida, investir em exercícios para queima rápida de calorias. Dessa forma, é possível perder gordura e "afinar" rapidamente, enquanto os músculos do corpo são fortalecidos por meio dos alongamentos e movimentos de calistenia, como agachamentos, chutes, pulos e socos, que usam o peso do próprio corpo.

Artes marciais podem ser aliadas no processo de emagrecimento (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Força e agilidade

Os movimentos do kung fu são sutis, o que não significa que a força não seja uma parcela importante da prática. O kung fu envolve estratégia, como toda arte marcial, e demanda força para a realização adequada dos movimentos. Por isso, garante músculos mais fortalecidos e, de quebra, mais definidos. Quem está acima do peso deve complementar as práticas com exercícios aeróbicos, para garantir o emagrecimento e preservar as articulações do excesso de peso do corpo. Os benefícios dessa rotina podem ser percebidos em cerca de três meses.

Saúde e boa forma com o kung fu (Mike Powell/Digital Vision/Getty Images)

Os benefícios para a saúde mental

O kung fu e sua sutil movimentação exigem força, mas também concentração e dedicação, para que seja possível se manter na postura correta pelo tempo estipulado. Como a yoga, de origem indiana, o kung fu também se utiliza do poder de concentração dos praticantes e explora técnicas adequadas de respiração para conseguir o melhor resultado para o corpo. Isso porque, como era um esporte criado para monges, uma das suas principais finalidades era conseguir prover calma e quietude mental. Hoje, os praticantes relatam grande diminuição no estresse como um todo, além da concentração mais apurada.

Aumento da concentração e diminuição do estresse são dois importantes benefícios (Dick Luria/Photodisc/Getty Images)

A filosofia do kung fu

Além dos benefícios à saúde física e mental, o kung fu oferece, como todas as artes marciais de origem oriental, uma filosofia milenar que ensina a seus praticantes a disciplina e os valores morais essenciais, que servem de ensinamento e reflexão e também podem representar um grande ganho na forma física. As técnicas unem a disciplina do corpo às exigências da mente, além do estudo de estratégias de ataque e defesa, e melhoram o tempo de resposta do corpo às agressões. Essa habilidade traz maior concentração e foco no kung fu e em outros aspectos do dia a dia.

Alie a prática com atividades aeróbicas, para maximizar o efeito emagrecedor (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Todos podem praticar?

Uma única aula de kung fu pode queimar até 500 calorias. Além de ser um exercício potente, tem a vantagem de não possuir contra-indicações. É isso mesmo: o kung fu pode ser praticado por crianças e idosos, sem problemas. Além dos benefícios ao corpo, o kung fu pode ser usado até mesmo como uma forma de diminuir o estresse do dia a dia, por isso crianças em idade escolar, adultos que trabalham e idosos podem tirar grandes benefícios deste versátil exercício. O kung fu é oferecido em escolas das principais cidades do País. Escolha a sua e comece já!

Crianças e idosos também podem aproveitar os benefícios do kung fu (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...