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Segredos para saltar mais alto

Atletas que praticam esportes como basquete e vôlei têm interesse ​​em aprender a como saltar mais alto, pois esta habilidade afeta diretamente o seu desempenho. Embora algumas pessoas consigam saltar mais alto naturalmente, é possível aumentar significativamente o seu salto vertical. Compreender os fatores que determinam o quão alto você pode pular irá permitir que você faça ajustes e melhorias e, posteriormente, saltar mais alto.

Pular mais alto melhora sua performance no basquete (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Fatores de um salto vertical

A altura que uma pessoa pode saltar depende de inúmeros fatores, incluindo a genética, o que, obviamente, não pode ser controlado. No entanto, existem outros fatores que podem ser melhorados com treinamento e prática, incluindo a força das pernas de uma pessoa, potência da perna e técnica de salto.

Melhorar a força da perna

A quantidade de força que os músculos inferiores do corpo podem produzir afetará diretamente o quão alto você pode pular. Exercícios de treinamento de força que têm como alvo os músculos envolvidos no movimento de salto, incluindo glúteos, quadríceps e panturrilhas, são eficazes para aumentar a força desses músculos e a força que eles podem produzir. Exercícios eficazes incluem agachamentos, avanço, plataforma e flexão plantar. Faça treinos de peso duas vezes por semana, com pelo menos 48 a 72 horas de descanso entre cada sessão. Faça três séries de dez repetições de cada exercício.

Melhorar a potência da perna

Qualquer pessoa pode aumentar significativamente a potência da perna e saltar mais alto, realizando exercícios pliométricos. Pliometria são exercícios explosivos feitos para aumentar a velocidade com que os músculos produzem força. Treine duas vezes por semana, com 72 horas de descanso entre cada sessão. De acordo com a National Strength and Conditioning Association, exercícios pliométricos são eficazes para melhorar a capacidade de saltar, incluindo saltos de agachamento, saltos com uma única perna, avanços e saltos laterais. Faça três séries de dez repetições de cada exercício.

Técnica de salto

Usar a técnica correta de salto permitirá que a potência desenvolvida por suas pernas seja transferida de forma mais eficiente para o movimento. Para completar corretamente um salto agachado, tenha certeza que seus pés estejam na distância da largura dos ombros. Se os seus pés estiverem muito afastados, a força desenvolvida não será conduzida diretamente para cima. Pouco antes de saltar, agache um pouco. Se você agachar muito antes ou descer muito, perderá a energia que produziu quando estava de cócoras. Para completar corretamente o salto contra-movimento, que ocorre quando você precisa sair do chão rapidamente, ajuste seus pés, para que eles estejam na largura dos ombros. Faça um leve agachamento, dobrando os joelhos, e faça um movimento de explosão imediatamente para cima.

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