Mais
×

Como segurar uma gaita

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tocar gaita pode ser muito divertido. Mas antes de começar a fazer aulas ou tocar blues, você precisa entender que a forma como você segura a gaita afeta o som. Ao segurar da maneira correta, você consegue o melhor som.

Instruções

Aprenda a segurar uma gaita (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)
  1. Segure a gaita de forma que as notas graves estejam do lado esquerdo. As gaitas tem números de 1 a 10 marcados sobre os furos, sendo 1 a nota mais grave e 10 a mais aguda.

  2. Fique confortável tocando notas únicas antes de tentar algo sofisticado com a gaita ou com as mãos. Mova a gaita, não sua cabeça, para tocar todas as notas.

  3. Deslize sua gaita entre o dedo indicador e o dedão, contra a palma da mão. Deixe que os outros dedos da mão esquerda cubram o instrumento. Coloque a mão direita sobre a esquerda para selar da melhor forma possível. Essa técnica é a lição mais importante para segurar uma gaita.

  4. Abra as mãos para dar mais volume, e feche-as para um som mais abafado que parece que está preso dentro das suas mãos.

  5. Vibre a mão que cobre a gaita quando alcançar notas que você quer que durem mais. Esse movimento gera um efeito de vibração ou ondulação que altera o volume.

  6. Segure a gaita com firmeza. Isso faz com que você encontre rapidamente as notas que precisa tocar.

Dicas

  • Uma boa postura e técnicas de respiração ajudam a tocar a gaita. Lembre-se de manter uma postura reta com a cabeça levantada. Ao colocar a gaita mais para dentro da boca, você pode soprá-la em vez de sugar e soprar ar (e saliva). Algumas aulas com alguém que toca podem te ensinar muito sobre como segurar uma gaita.

O que você precisa

  • Gaita
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article