É seguro usar adaptadores de roda?

Escrito por peggy deland | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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É seguro usar adaptadores de roda?
Os adaptadores de roda permitem que você use rodas feitas para outros veículos (Photo by Harrison B.)

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Introdução

Os adaptadores de roda são usados para colocar rodas em um veículo em que elas normalmente não caberiam. Costumam ser feitos de alumínio ou aço, e estão disponíveis em uma vasta gama de tamanhos e tipos, de forma que podem fazer a maioria das rodas caber na maioria dos automóveis. Desde que a mudança não seja muito drástica, e os limites de peso e tamanho sejam respeitados, eles podem ser usados de forma segura.

O primeiro uso em grande escala de adaptadores de roda foi com o Volkswagen Fusca. A furação de seu cubo era muito larga, de forma que era praticamente impossível fazer rodas decorativas para ele. As pessoas começaram a fabricar adaptadores, para que fosse possível usar rodas feitas para veículos Chevrolet e Ford nele. Hoje em dia, é possível encontrá-los para as mais diversas aplicações.

Tipos de adaptadores de rodas

O tipo mais comum de adaptador de roda é um disco plano e pesado de metal, geralmente feito de alumínio ou aço, com furos e prisioneiros pré-furados e instalados. Alguns deles são feitos para permitir a montagem de rodas de furação métrica em veículos padrão SAE, ou vice-versa. Eles também podem ser usados para mudanças mais drásticas, como montar rodas padrão SAE nos antigos Fuscas, que usam um padrão específico de parafusos. Alguns adaptadores apenas aumentam a distância entre o pneu e o cubo, para que se possa usar um modelo mais largo.

Como os adaptadores de roda funcionam

O propósito de um adaptador de roda é permitir que uma roda seja usada em um veículo em que ela não caberia. Eles possuem dois padrões de parafusos: um padrão em seus furos, que se encaixam no cubo do veículo, e o outro em seus parafusos, que se encaixam nas rodas novas. Os adaptadores também podem ser usados para afastar as rodas do veículo, para casos em que o padrão da roda for o mesmo, mas falta espaço para sua montagem. O adaptador é aparafusado no veículo, com parafusos especiais de furo cônico, e a roda é, então, aparafusada no adaptador, como se ele fosse o cubo.

Os adaptadores de roda sempre mudam a geometria das rodas. Devido à sua forma de instalação, eles deixam a pegada, ou posição, do veículo mais larga, mudando a geometria de alinhamento, e exigindo que as rodas dianteiras sejam alinhadas, para que o veículo possa ser conduzido e faça curvas adequadamente. Os veículos com tração dianteira também precisam de correção no alinhamento traseiro. Os adaptadores não devem ser usados para puxar carga, como em picapes. A distância extra entre a roda e seu rolamento cria uma alavanca que não existia antes, aumentando as chances de falha sob carga.

Avisos

Os adaptadores de roda são projetados primariamente para a instalação decorativa de rodas. Não foram feitos para cargas pesadas ou curvas vigorosas, e adaptadores de baixa qualidade podem se quebrar nessas condições. Os adaptadores universais devem ser evitados. Eles foram feitos para caber em vários carros, adaptando-os a um padrão comum, e possuem fendas, e não furos, e podem se desalinhar com a sujeira da estrada, buracos, ou outras intempéries. Caso esse desalinhamento ocorra em altas velocidades, o adaptador pode quebrar e causar um acidente.

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