×
Loading ...

É seguro dar leite a um filhote de gato se ele não estiver comendo?

Atualizado em 17 abril, 2017

Um filhote de gato tomando leite de um pires é uma imagem bastante comum. No entanto, a maioria dos gatos é intolerante à lactose e pode ficar extremamente doente após beber leite de vaca. Se o seu gatinho não estiver comendo, existem alguns substitutos comerciais para o leite de gato disponíveis na maioria das lojas de animais. Os filhotes doentes ou desnutridos só piorarão se tomarem leite de vaca; a diarreia causada pelo alimento pode levar à desidratação e até a morte.

Os filhotes de gato não podem digerir adequadamente o leite de vaca, mesmo se eles parecerem gostar (Martin Poole/Photodisc/Getty Images)

Filhotes órfãos

Filhotes de gatos órfãos não devem beber leite de vaca ou fórmula de bebê humano, pois podem causar diarreia e levar à desidratação. Os filhotes recém-nascidos obtêm os nutrientes necessários das suas mães, mas se ela não estiver por perto, use um substituto comercial do leite com uma gota de iogurte natural. Um veterinário deve acompanhar os gatinhos que estiverem doentes ou desidratados.

Loading...

Filhotes recém-nascidos

Gatinhos recém-nascidos que não amamentam da mãe correm risco de ficar doentes e até morrer. Os problemas alimentares ocorrem em filhotes prematuros, fracos ou quando a mãe não estiver produzindo leite suficiente. Use um conta-gotas para alimentá-los com uma alternativa comercial ao leite de gato e consulte um veterinário se o animal não estiver mamando. Os filhotes que não comem ficam desidratados e desnutridos.

Filhotes recém-desmamados

A maioria dos filhotes que acabaram de desmamar e os gatos adultos são intolerantes à lactose, e beber leite de vaca pode causar diarreia e desidratação. Embora possa oferecer algumas colheres de leite como petisco, interrompa esse hábito se o gatinho ficar doente. Se ele não estiver comendo e tiver parado de mamar recentemente, complete a sua alimentação com leite de gato comercial sem lactose adquirido em uma loja de animais ou na clínica do médico veterinário.

Filhotes mais velhos

Se o seu gatinho mais velho não estiver comendo e foi desmamado há meses, tente mudar sua alimentação ou misturá-la com o líquido de uma lata de atum. Quando os gatos são intolerantes à lactose, geralmente eles podem digerir pequenas gotas de iogurte puro de leite integral em sua comida, e os probióticos que ele contém podem até fazer bem para o estômago. Consulte um veterinário se o seu gatinho mais crescido passar mais de 24 horas sem comer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...