É seguro para uma gestante tomar um banho quente?

Escrito por kate lee | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É seguro para uma gestante tomar um banho quente?
Banhos podem dar um pequeno tempo para si, durante a gravidez (milk bath image by forca from Fotolia.com)

Muitas mulheres consideram que não existe nada tão relaxante quanto tomar um banho, especialmente durante a gestação. Na maioria dos casos, os banhos são seguros na gravidez, desde que a mulher tome cuidar para não usar água muito quente nem ficar no banho por muito tempo. Como a gravidez também pode afetar significantemente o equilíbrio, mulheres gestantes também precisam ser particularmente cautelosas para não cair ao entrar ou ao sair da banheira.

Outras pessoas estão lendo

Uso de banheiras e chuveiros quentes e saunas durante a gestação

Muitos especialistas em saúde permitem que as gestantes tomem banhos de banheira durante a gravidez, desde que a água não esteja com mais de 37,7º C. Muitos especialistas recomendam evitar banheiras quentes e saunas, pois esses tipos de banhos são mais quentes do que as banheiras caseiras. Eles geralmente são programados para ser 40º C. Nessas condições, a sua temperatura corporal poderá se elevar para 39º C em 10 a 20 minutos.

Tomando banho durante a gestação

Em geral, as mulheres devem ser particularmente cuidadosas com os banhos quentes durante os primeiros dois meses de gravidez, pois o bebê está passando pelo desenvolvimento crítico que é especialmente sensível ao superaquecimento. Mulheres grávidas devem ficar em uma banheira quente somente enquanto elas se sentirem confortáveis. Elas devem sair da banheira ou reduzir a temperatura quando começarem a se sentirem superaquecidas ou quando a pele começar a ficar rosa.

Testando a temperatura da água

Se não tiver certeza sobre a temperatura da banheira, considere comprar um termômetro de banheira. Dessa maneira, poderá se certificar de que a água não esteja acima de 37,7º C. Muitas lojas de bebês vendem termômetros de banheira que se parecem com patos de borracha ou outros brinquedos de banheira e você pode continuar usando-o após o bebê nascer, para garantir que a banheira dele não esteja muito quente nem muito fria.

Benefícios dos banhos durante a gestação

Banhos quentes podem relaxar os músculos que geralmente ficam feridos durante a gestação; eles podem também aliviar as dores nas costas e as cãibras nas pernas. Os banhos podem ser uma maneira muito mais segura de aliviar essas dores do que o uso de drogas de venda livre ou analgésicos. Para algumas mulheres, o banho pode ser também um relaxante emocional, pois ele fornece algum tempo livre para elas mesmas. Reduzir os níveis de estresse também pode beneficiar o bebê.

Alerta sobre o superaquecimento durante a gestação

Os banhos muito quentes podem elevar demais sua temperatura. Como o bebê não possui maneiras de se defender do superaquecimento como suar ou sair da banheira, os banhos muito quentes podem ser nocivos ao bebê. Consulte com o seu profissional de saúde, se não estiver certa de que os banhos de banheira são seguros durante a gestação, especialmente se você tiver complicações como sangramento ou sinais de parto prematuro. Mulheres com bolsa rompida não devem ficar em banheiras de nenhuma temperatura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível