×
Loading ...

É seguro nadar em uma piscina com o nível de pH baixo?

Uma piscina com um nível de pH baixo definitivamente cria riscos para nadadores e deve ser evitada até que o nível de pH seja levado até o seu nível normal e adequado. Além de lesão corporal, o nível de pH baixo também tem efeitos adversos sobre o equipamento de piscina e acessórios, o que só aumenta se o problema não for resolvido.

O nível do pH da piscina deve ser elevado ao normal para que se possa nadar com segurança (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O que o pH baixo significa

O nível de pH é basicamente uma medida da acidez ou alcalinidade de uma solução à base de água. Se o nível do pH da piscina oscila muito longe para qualquer lado, muito alto ou muito baixo, a água fica fora de equilíbrio. Se o nível de pH em uma piscina é muito baixo, isso significa que a água é muito ácida. Já que os corpos têm os seus próprios níveis de pH, se você se expor à água com um nível de pH baixo, isso terá efeitos.

Loading...

Problemas oculares

O intervalo adequado para o nível do pH na água da piscina é entre 7,0 e 7,6. Essa faixa é compatível com a do pH normal do olho humano, que é de aproximadamente 7,2 a 7,4. Se o nível de pH da piscina cair abaixo de sua faixa normal, isso provocará irritação nos olhos dos nadadores que estiverem na água. Seus olhos provavelmente arderão.

Outros problemas físicos

Além da ardência dos olhos, o nariz dos nadadores em uma piscina com um nível de pH baixo também arderá. Com o nível de pH abaixo do nível normal do corpo humano, a água causará irritação na pele dos nadadores. A pele, e também o couro cabeludo, se tornará seca e coçará. Qualquer roupa de banho que um nadador vestir também desbotará por causa da alta acidez. O cloro que é adicionado à água da piscina como um desinfetante dissipará rapidamente na atmosfera, e portanto, terá menos efeito contra os germes, o que prejudicará a sua saúde se você estiver na água.

Problemas adicionais à piscina

Fora os problemas que um nível de pH baixo representa para você como um nadador, ele também afeta a própria piscina. Equipamentos e acessórios de metal para piscinas, incluindo acessórios para tubos, escadas, conexões à bomba e outras peças serão corroídos. Se a piscina for feita de gesso, a água começará a dissolver e corroer a superfície, deixando-a áspera. Um efeito semelhante ocorre com a argamassa em piscinas de azulejo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...