×
Loading ...

Seis dicas para fazer caminhadas com crianças (e fazê-las amar a natureza!)

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Praticar caminhada com crianças é uma oportunidade maravilhosa para aproximar a família, explorar e se divertir. Os pequenos são naturalistas natos. Suas mentes curiosas, energia sem limites e capacidade de se divertir em qualquer lugar facilitam aventuras na natureza. Mas e os equipamentos? E as crianças em idades diferentes ou com necessidades diferentes? E a segurança delas? E se elas cansarem? Não deixe que essas coisas façam você desistir de se aventurar! Fazer trilhas e caminhadas em família é fácil, acessível e divertido — principalmente com algumas dicas e truques que vão manter toda a família entretida.

As crianças amam caminhar tanto quanto você (Nici Holt Cline)

Ter uma mochila de caminhadas pronta

É fácil sair de casa a qualquer hora quando você mantém uma mochila pronta com os itens essenciais: protetor solar, água, lanches não perecíveis e camisetas de manga longa. Não se esqueça de uma bolsa com fraldas também, para os menores. Deixar essa mochila simples sempre pronta faz com que seja muito mais fácil sair de casa.

Loading...
Deixe sua mochila pronta perto da porta (Nici Holt Cline)

Foque na diverão, não na distância

Encoraje o clima divertido e exploratório. Evite focar em objetivos como chegar a uma certa distância ou fazer a caminhada em um certo tempo. Se sair para caminhar sempre for divertido, sempre será. A distância e o tempo naturalmente aumentarão conforme a capacidade e interesse da criança aumentam.

Não se estresse com a distância e o tempo enquanto caminha (Nici Holt Cline)

Faça brincadeiras imaginárias

Acompanhe o pequeno e faça de conta que vocês são piratas procurando por um tesouro. Criar uma história envolvendo a prática da atividade anima as pernas mais lentas. A criança de quatro anos que não quer mais andar vai começar a correr de repente quando se transformar em uma fada que está indo para um baile na floresta. Brinque de encontrar folhas, pinhas, flores e pedras diferentes. Dê às crianças a missão de contar insetos. Transformem-se em ogros ou bruxas e deixe a paisagem mandar na brincadeira.

Capas tornam a caminhada mais divertida! (Nici Holt Cline)

Faça caminhadas de pijama

É divertido sair de casa de pijamas. Prepare as crianças para dormir e leve-as para uma aventura surpresa! Pode ser só uma caminhada em volta da quadra, subir uma ladeira ou ir até a beira-mar. As crianças se sentirão realmente aventureiras em uma caminhada assim espontânea.

As crianças amam explorar de pijamas (Nici Holt Cline)

Faça pausas

As crianças são capazes, mas seus corpos precisam saber que haverá pausas. Além disso, parar permite que todos percebam os aromas, as vistas e os sons que geralmente são ignorados quando estamos em movimento. Lanches, água, descansar, brincar e observar são coisas importantes em uma caminhada de sucesso. Diga "sim" quando as crianças quiserem sentar por um minuto. Quando for hora de continuar andando, aponte um lugar mais ao longe e diga que a próxima parada de descanso será lá.

Quando fizer uma pausa, aproveite para observar o espaço à sua volta (Nici Holt Cline)

Faça um diário da natureza

Deixe as crianças se orgulharem de suas experiências com seus próprios diários para registrar as aventuras e observações com desenhos e textos. Para crianças maiores, leve livros sobre plantas e pássaros nativos. Para as mais novas, leve lápis de cor para desenhar as rochas e registrar as cores.

Dê tempo para que as crianças sentem e documentem a caminhada (Nici Holt Cline)
Loading...
Loading ...
Loading ...