Seis tipos de sólidos cristalinos

Escrito por erik devaney | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Seis tipos de sólidos cristalinos
O diamante é um exemplo de sólido cristalino de rede (diamonds 1 image by Renato Francia from Fotolia.com)

Sólidos cristalinos consistem em repetição, padrões tridimensionais ou treliças de moléculas, átomos ou íons. Estas partículas tendem a ampliar os espaços que ocupam, criando estruturas sólidas, quase incompressíveis. Há três tipos principais de sólidos cristalinos: moleculares, iônicos e atômicos. Entretanto, sólidos atômicos podem ser classificados como integrantes do grupo 8A, rede ou metálicos cristalinos (formando seis tipos no total).

Outras pessoas estão lendo

Molecular

Sólidos cristalinos moleculares são feitos de moléculas comprimidas, que são mantidas juntas pela dispersão (ou Londres), dipolo-dipolo e ligações de hidrogênio por forças interpartículas. Estas são todas forças intermoleculares, que são consideravelmente mais fracas do que as intramoleculares, como as ligações iônicas. Sólidos moleculares cristalinos são bem suaves, sendo fracos condutores elétricos e térmicos e têm pontos de fusão baixo a moderado. Exemplos típicos são o gelo (H20) e gelo seco (C02).

Iônico

Sólidos cristalinos iônicos - os quais são compostos de íons negativos e positivos, unidos pela atração íon a íon - aparecem em três formas básicas: com buracos triangulares, tetraédricos e octaédricos. Todos estes diferentes arranjos geralmente apresentam íons menores preenchendo os buracos e os maiores compondo a estrutura primária. Sólidos cristalinos iônicos são conhecidos por seus pontos altos de fusão e por serem duros e quebradiços. Exemplos típicos são o cloreto de sódio (NaCl), óxido de magnésio (MgO) e fluoreto de cálcio (CaF2).

Atômico

Sólidos cristalinos atômicos consistem de átomos que são ligados por dispersão. Estes, são sólidos suaves, maus condutores elétricos e térmicos e possuem pontos baixos de fusão.

Grupo 8A

Sólidos cristalinos do grupo 8A formam uma variedade específica de sólidos cristalinos. São compostos por gases nobres inertes solidificados [como o neônio (Ne), argônio (Ar), hélio (He) e o radônio (Rn)], e podem ocorrer apenas em tempeturas extremamente baixas (perto do zero absoluto).

Rede

Sólidos cristalinos de rede consistem de átomos que são unidos por ligações covalentes. São extremamente duros, possuem pontos elevados de fusão e são maus condutores de calor e eletricidade. Alguns dos mais conhecidos sólidos cristalinos - especialmente o quartzo (SiO2) e o diamante (C) - se encaixam na categoria de rede.

Metálico

Sólidos cristalinos metálicos apresentam átomos que são unidos por ligações metálicas, que são eletromagnéticas por natureza. Estas ligações dão às estruturas metálicas cristalinas suas qualidades distintas de serem flexíveis, maleáveis e fortes condutoras de calor e eletricidade. Os pontos de fusão e dureza dos cristais metálicos podem variar entre baixos a altos e de suaves a duros. Alguns dos exemplos mais comuns incluem o zinco (Zn) e o ferro (Fe).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível