A seiva da Agave Americana é venenosa?

Pode levar décadas para as agaves americanas darem flor, após isso a planta principal morre

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Agave Americana é o nome comum para os membros do gênero de planta Agave. Há muitas espécies de plantas agave, incluindo algumas que são utilizadas como plantas de casa. Plantas agave caracterizam-se por suas folhas longas que terminam em um ponto, às vezes incluindo um espinho. Essas plantas são comumente encontradas em áreas secas de deserto, em paisagens de xeriscape, crescendo em grupos na natureza, ou como adições atraentes de jardins, especialmente em áreas atingidas pela seca. Curiosamente, a raiz dessa planta cuja seiva é venenosa, era usada por diversas tribos nativas americanas como fonte de alimento. Além disso, ela também é conhecida por causar irritações cutâneas graves.

Agave Americana

Agave americana caracteriza-se por espinhos no final de cada folha

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Agave americana é a maior e a mais majestosa das plantas do agave do Texas. Com um potencial para crescer até uma altura de 2 m, ela caracteriza-se por folhas de cor cinza-azulada ao azul esverdeado que têm espinhos nas pontas. Não é incomum que essas plantas vivam de 10 a 25 anos. Antes que as plantas morram, elas produzem uma haste de flor que pode chegar a 4,5 m de altura e se espalhar para uma largura de 30 cm a 1,5 m. Ramos laterais que se estendem desde o talo eventualmente irão produzir flores. Uma vez que a planta floresce, ela morre, mas pequenas ramificações que têm crescido na base da planta substituem a planta original. Esse agave específico tolera temperaturas de até -6 ºC.

Outros tipos de Agave

Agave attenuata é a versão sem espinhos da família da planta agave

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Agave attenuata é uma planta sem espinhos. É menor do que a planta com espinhos, então ela é mais adequada para pequenas paisagens e jardins onde as crianças podem brincar. Ele é mais comumente encontrado na Califórnia do que na Flórida. É caracterizada por folhas verde-azuladas suaves que não têm espinhos nas pontas. As folhas emergentes formam um cone no centro da planta. É adequada para zonas de resistência 9 a 11 do Departamento de Agricultura dos EUA, onde existem apenas períodos breves de temperaturas muito frias. Não é nativa da América do Norte e só cresce a uma altura de 60 cm a 1 m.

Venenos e irritantes

A seiva da planta agave é venenosa e também pode causar irritação severa

Photos.com/Photos.com/Getty Images

As plantas agave formam seis lados de ráfides que contêm saponinas. Saponinas são compostos com núcleos de esteroides que estão ligados a um ou mais açúcares. Eles também são conhecidos como glicosídeos esteroides, e são encontrados em muitas famílias de plantas, além da família Agavaceae. Algumas destas saponinas, incluindo aquelas nas plantas agave são extremamente tóxicas quando consumidas, e outras podem causar irritação severa. Os sintomas de irritação da seiva do agave incluem pruridos e ardor na pele. Lesões oculares são possíveis se a seiva tiver contato com os olhos.

Fonte de alimentação antiga

A coroa da planta era consumida pelos índios Apache Mescalero

Siri Stafford/Stockbyte/Getty Images

Agave palmerii também é conhecida como planta do século e mescal. Esse gênero de plantas pertencente à família Agavaceae é nativa do México. A polpa é fermentada para fazer uma bebida alcoólica chamada "pulque" na Cuba e México. Ela também é usada para fazer tequila. Essa enorme planta que cresce em estado selvagem no deserto de Sonora era um alimento importante dos índios Apache Mescalero. Embora a planta seja tóxica quando cru, ela é comestível quando assada. A coroa é a parte nutritiva da planta e é doce, rica em proteínas e cálcio.

eHow Brasil
×