×
Loading ...

Como selar piso de mármore travertino

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O travertino é uma pedra natural porosa, cheia de buraquinhos de todos os tamanhos. Quando o travertino se formou, profundamente dentro de rochas quentes, os vapores que escapavam deixaram buracos na rocha. Esses buracos serão preenchidos com epóxi na fábrica ou com rejunte em casa. Após preencher a pedra, é bom selá-la para ajudar a preservar sua beleza.

Sele o travertino durante ou após a instalação, bem como algumas vezes durante o ano, sempre que começar a mostrar sinais de absorção de umidade.

Instruções

Pisos de travertino são preenchidos antes ou durante a instalação (tile installation image by Greg Pickens from Fotolia.com)

    Travertino lixado e polido

  1. Limpe o travertino mais velho com limpador para pedras. Espirre o limpador diretamente na pedra e seque com um pano que não solte fiapos para remover a sujeira da superfície. Deixe a pedra secar bem.

    Loading...
  2. Despeje uma pequena quantidade de selador em uma bandeja e mergulhe o pincel de esponja. Passe o selador nos pisos da frente para trás, cobrindo toda a superfície. Deixe o selador penetrar por cerca de dez minutos. Ele não será absorvido por áreas preenchidas com epóxi, mas deverá penetrar no resto da pedra.

  3. Limpe a superfície com um pano que não solte fiapos para remover o excesso de selador. Dependendo de quanto preenchimento houver no pisos, podem haver quantidades maiores de selador a ser limpo. Continue polindo até que os pisos estejam completamente secos e não hajam resíduos.

    Selando travertino rústico

  1. Rejunte os pisos antes de selar. Enquanto você deve selar outras pedras antes de rejuntar, é melhor deixar o travertino rústico sem selador para permitir que o rejunte preencha sua superfície e evite o acúmulo de sujeiras. Deixe o rejunte secar durante a noite.

  2. Limpe pisos mais velhos com limpador para pedras, espirrando a superfície e passando o pano. O limpador limpará as áreas com rejunte também. Deixe o travertino secar bem.

  3. Aplique selador impregnante nos pisos e no rejunte usando um pincel de esponja. Os pisos e o rejunte devem absorver o selador igualmente, pois ambos são porosos. Deixe o selador penetrar por dez minutos.

  4. Limpe o excesso de selador do rejunte e dos pisos com um pano que não solte fiapos. Passe o pano na pedra até que não haja mais resíduos e os pisos estejam secos.

Loading...

Dicas

  • Pedras bem seladas devem formar gotas de água na superfície. Quando o travertino parar de formar as gotas, é hora de selar novamente. Dependendo da quantidade de tráfego no piso, isso pode ocorrer de uma a quatro vezes ao ano.

O que você precisa

  • Limpador para pedras
  • Pano que não solte fiapos
  • Selador impregnante à base de silicone
  • Pincel de espuma

Referências

Loading ...
Loading ...