×
Loading ...

Como selar um radiador furado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Devido aos extremos excessivos pelo qual um radiador passa, ele pode ocasionalmente apresentar fissuras. Saindo de um fluido frio para extremamente quente, o material do radiador se expande e contrai frequentemente. Quando o líquido de arrefecimento aquece acima da temperatura normal de trabalho por causa de peças defeituosas ou furos nas mangueiras, o calor excessivo pode fazer com que o radiador fique quebradiço e crie situações em que fissuras podem aparecer, especialmente nos cantos e pontos de solda. Quando isso acontece, existem maneiras fáceis de selar as fissuras e fazer com que o radiador volte a funcionar normalmente.

Instruções

Nunca mexa no radiador enquanto o motor estiver quente ou quando estiver saindo vapor (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

    Passo 1

  1. Inspecione o radiador e localize as fissuras ou partes danificadas e o tamanho do dano a ser reparado. Deixe o radiador esfriar antes de tentar começar e só então remova a tampa do reservatório. Localize a válvula de drenagem na parte inferior do radiador e coloque o recipiente de drenagem embaixo dela.

    Loading...
  2. Abra a válvula de drenagem com um alicate e deixe o fluido de arrefecimento ser completamente drenado do radiador. Tenha cuidado para não danificar a válvula quando você estiver abrindo com o alicate.

  3. Misture um pouco de massa epóxi em um recipiente de plástico com o auxílio de um palito de sorvete e aplique a massa por cima da fissura. Aplique bastante massa e espalhe-a até aproximadamente 3 cm além da área da fissura. Deixe a massa secar.

  4. Complete o radiador com o fluido de arrefecimento e adicione uma embalagem de Stop Leak também. Quando o radiador estiver cheio, feche-o com a tampa.

  5. Dê partida no motor e deixe-o ligado por aproximadamente 10 minutos.

  6. Desligue o motor e verifique se as fissuras não estão mais vazando.

Loading...

Aviso

  • Nunca remova a tampa do radiador quando o motor estiver quente ou vapor estiver saindo pela tampa do radiador. Deixe-o esfriar antes de tentar qualquer tipo de reparo.

O que você precisa

  • Recipiente de drenagem
  • Alicate
  • Massa epóxi (durepox ou JB Weld)
  • Recipiente plástico
  • Palito de picolé
  • Líquido de arrefecimento
  • "Stop leak" (fluido para conter vazamento)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...