Alimentação

Como selecionar aperitivos para acompanhar vinho tinto

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ana carolina cardoso bedenik

Vinho tinto é rico, profundo, encorpado e saboroso. Ele pode ser seco ou doce e servido com tudo, desde os saborosos aperitivos até as irresistíveis sobremesas. Com vários vinhos tintos provenientes de todo o mundo, escolher apenas a garrafa certa de vinho Crimson para acompanhar os aperitivos pode parecer um pouco exagerado.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Respeite a regra básica para acompanhar o vinho. A regra de ouro mais conhecida para combinar vinhos tintos e brancos com comida é a seguinte: vinhos tintos com alimentos escuros e carnes vermelhas, como carne bovina e carne de porco, enquanto os vinhos brancos combinam com alimentos coloridos e carnes como frango, peru e peixe. Lembrando que a regra do claro e escuro não é apenas para lavar roupa, ela também serve para tornar mais fácil o processo de selecionar um vinho para acompanhar aperitivos.

  2. 2

    Cozinhe algumas massas. Vinho tinto tende a ir melhor com massas cozidas do que o vinho branco, especialmente com massas recheadas, como conchas e ravióli. Faça um pouco de ravióli caseiro e recheie com queijos temperados ou carne, ou economize tempo comprando ravióli pré-fabricado na mercearia e frite para dar um inigualável sabor e crocância que irão muito bem com vinho tinto encorpado.

  3. 3

    Asse alguns pães. Aperitivos contendo pão são ótimos para limpar o palato da riqueza de sabores de um vinho tinto e preparar para o prato principal. Uma bandeja de molhos básicos com fatias de pão baguete e azeite é uma ideia simples, que pode estar pronta em minutos. Se tiver um pouco mais de tempo, fatie a baguete e cubra-a com tomate picado e manjericão, para fazer um pouco de bruschetta caseira, cujos sabores terrosos complementarão os ricos tons de um vinho tinto.

  4. 4

    Use vegetais escuros. Vegetais de cores mais escuras tendem a ter gostos mais ricos, paladares e texturas terrosos que complementam os taninos de um vinho tinto. Legumes como tomates têm acidez que será compensada pelo contraste de um vinho tinto vintage, enquanto os sabores terrosos da berinjela ou de espinafre combinam bem com um shiraz tinto.

  5. 5

    Consiga uma boa baga. Muitos vinhos tintos possuem notas e tons de baga de uva ou de cereja, criando uma excelente combinação com frutas de cor escura. Morangos maduros, mirtilos, cerejas e framboesas funcionam bem com vinhos tintos. A doçura contrasta bem com o tempero e a secura de alguns vinhos tintos, e seus sabores ainda frescos e complexos combinam bem com praticamente qualquer tipo de vinho tinto. Uma simples tigela de frutos maduros e frutas vermelhas fará um ótimo aperitivo para acompanhar o vinho tinto.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media