Como selecionar as posturas de yoga para aliviar a ansiedade

Escrito por ehow contributor | Traduzido por carol matos
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Como selecionar as posturas de yoga para aliviar a ansiedade
A postura invertida sobre a cabeça aumenta a irrigação sanguínea cerebral (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As tensões da vida agitada atual podem realmente afetar o ser humano. Todo mundo precisa de uma válvula de escape para relaxar, e a yoga pode atender a essa necessidade. A seleção das posturas, o alongamento e a respiração controlados podem ajudar a acalmar e aliviar a ansiedade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

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    Adapte uma técnica de respiração savasana fazendo várias respirações lentas e longas. Feche os olhos, inspire vagarosamente, segure a respiração, depois expire devagar. Permita-se esquecer de todos os problemas, mesmo que seja só por um momento. Esse exercício não somente aumenta a oxigenação sanguínea, como também aguça a concentração.

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    Observe quais partes do corpo denotam mais sinais de ansiedade. Se as suas preocupações estão deixando as costas contraídas, execute posturas que trabalhem os músculos em questão.

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    Empregue técnicas que façam o sangue irrigar o cérebro. A postura denominada "invertida sobre a cabeça" consegue isso de forma efetiva. Com movimentos lentos e deliberados, gire as articulações para cima até que a testa toque o solo, e os cotovelos dobrados toquem o topo da cabeça. Essa postura também serve como uma base estável. Se for necessário, apoie-se em uma parede para garantir maior estabilidade e conforto.

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    Experimente observar quais posturas funcionam melhor para aliviar a ansiedade. As pessoas possuem preferências diferentes, assim, é preciso descobrir qual a sua em particular, a fim de atender ao seu corpo e aos seus interesses. Se você tem problemas nos braços, não será possível aliviar a ansiedade com posturas que os sobrecarreguem, porque você ficará concentrado no desconforto ao invés de relaxar.

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