Semelhanças e diferenças entre católicos e protestantes

Escrito por nicole crawford | Traduzido por felipe antonio de souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Semelhanças e diferenças entre católicos e protestantes
Tanto católicos como protestantes aceitam os quatro evangelhos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Desde a Reforma Protestante no século 17, católicos e protestantes encontram se em desacordo sobre as questões fundamentais que definem as suas crenças. À primeira vista, muitas diferenças estéticas são imediatamente óbvias: a missa católica tradicional, por exemplo, é muito mais solene e simbólica do que a maioria dos serviços protestantes. Embora tanto católicos como protestantes aceitem que Jesus Cristo é Deus, eles estão, ainda assim, separados por uma grande distância em termos de doutrinas básicas sobre as Escrituras, a salvação, autoridade e a moralidade.

Outras pessoas estão lendo

O papel da Escritura e da Tradição

Tanto católicos como protestantes aceitam os quatro evangelhos (os livros bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João) como válidos. Além disso, ambas as religiões aceitam o Antigo e o Novo Testamento e a maioria dos livros contidos em cada um. Muitos protestantes, no entanto, não aceitam os livros apócrifos.

Mais importante do que a escolha dos livros, no entanto, é a posição fundamental de cada religião a respeito do papel das Escrituras na salvação. Protestantes adotam a abordagem "Sola Scriptura", que significa que a Escritura é o único meio necessário para a salvação da morte eterna. Os católicos, por outro lado, acreditam que a Escritura, embora contenha a plenitude da verdade, está em igualdade com a Tradição da Igreja, que começou com Cristo e continua até hoje. Portanto, os católicos acreditam em muitas doutrinas que não estão explicitamente declaradas nas Escrituras. No entanto, o que eles acreditam é inspirado pelo Espírito Santo, que continua a ter seu papel na Igreja até hoje.

Salvação

O termo "Salvação" se refere à salvação da alma da morte eterna ou da punição. Tanto protestantes e católicos acreditam que Jesus Cristo é o Salvador do mundo. No entanto, enquanto os protestantes acreditam que essa salvação pode ser alcançada simplesmente pela fé de uma pessoa em Deus, os católicos acreditam que a fé de um indivíduo deve ser combinada com boas obras aqui na Terra, a fim de herdar o céu.

Autoridade

A autoridade dentro da igreja marca uma diferença significativa entre católicos e protestantes. Os protestantes acreditam que a Bíblia é a única autoridade dada por Cristo. Os católicos também acreditam que a autoridade é dada apenas por Cristo, mas diferem quanto ao quão longe essa autoridade se estende. Os católicos acreditam na autoridade das Escrituras, bem como a autoridade do Papa, que é considerado o "Vichar de Cristo" na terra. Em outras palavras, a missão de Cristo continua a ser realizada hoje, tanto através das Escrituras e através do ensino e da autoridade do Papa, que é eleito pelo poder do Espírito Santo.

Questões morais

A moralidade marca outra diferença entre católicos e protestantes. Ambas as religiões acreditam que a moralidade é ditada pelo Espírito Santo. No entanto, as interpretações dessa crença variam. Por exemplo, os católicos são muito mais propensos a aceitar certas questões como a evolução e a homossexualidade, do que os protestantes. No entanto, é difícil generalizar sobre a moral protestante, uma vez que existem muitas congregações e interpretações diferentes. Os católicos, no entanto, podem recorrer à autoridade do Papa em relação as questões morais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível