Semelhanças e diferenças entre o sol e a lua

Escrito por gwendolen akard | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Semelhanças e diferenças entre o sol e a lua
O pôr do sol marca o final de um dia na Terra (Comstock/Comstock/Getty Images)

O sol e a lua são, provavelmente, os dois elementos mais importantes do céu da Terra. Eles afetam nossa vida diária de forma significativa, mas são muito diferentes em suas características e efeitos sobre o sistema solar e nosso planeta. Ambos os corpos foram temas de extensa pesquisa científica, bem como mitos e contos através dos tempos.

Medições do tempo

Tanto o sol quanto a lua servem como bases para nossos sistemas de medição do tempo. A Lua é o único satélite natural da Terra e é a estrutura do mês no calendário moderno. Ela leva 27,3 dias para girar totalmente em torno da Terra. O sol, em torno do qual nosso planeta orbita, é a base do ano civil e do dia. O próprio sol rotaciona dentro de um período de 27 dias.

Formação

A lua e o sol são dois objetos redondos brilhantes em nosso céu, mas são muito diferentes. O sol é uma estrela, enquanto a lua é uma grande massa de rocha e terra. De acordo com a maioria das teorias, o sol foi formado a partir da nebulosa solar, uma massa gigante de nuvens e poeira que entrou em colapso por causa de sua gravidade. Nesse ocorrido, o material puxado para o centro formou o sol. Quando a Terra se constituiu, ela não tinha uma lua. Esse satélite foi criado quando um grande planeta colidiu com a Terra. A nuvem de partículas resultante subiu e, eventualmente, condensou-se na lua.

Constituição e emissão de luz

A superfície da lua é feita de pedras e sujeira. Sob a crosta há um manto e um núcleo pequeno, similar ao que encontramos na Terra. O sol, como a maioria das estrelas, é uma massa de gases, mais especificamente de hidrogênio, com pequenas quantidades de oxigênio, carbono, nitrogênio e vários outros elementos. Ambos os corpos parecem emitir luz, pelo menos, para o olho humano. No entanto, o sol produz a sua própria energia e, portanto, sua luz. A lua não tem luz própria, mas reflete a do sol.

Efeitos na Terra

O sol é a fonte de luz da Terra e a razão da existência de vida em sua superfície, pois faz com que as plantas cresçam, aquece o planeta, fornece energia através de painéis solares e provoca queimaduras na pele. A lua afeta nossas marés porque sua atração gravitacional é mais forte no lado da Terra mais perto da lua. Essa atração causa as "protuberâncias" nos oceanos que vemos quando olhamos para uma foto da Terra. Como o planeta gira mais rápido do que a Lua, essas protuberâncias se movimentam, criando marés pelo mundo.

Temperatura

Os climas dos dois corpos são extremos. A lua não tem atmosfera e é aquecida pelo sol, ou seja, a temperatura do lado "claro" atinge 117 °C. O lado escuro, completamente sem aquecimento, esfria a -169 °C. A temperatura do sol é ainda mais quente, com a fotosfera (zona de emissores de luz) variando em temperatura de 4.127 °C a 6.093 °C. As outras camadas da atmosfera do sol são ainda mais quentes, com a corona atingindo dois milhões de graus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível