on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As semelhanças entre o hebraico e o árabe

Atualizado em 17 abril, 2017

A complexa relação entre o hebraico e o árabe é importante devido à significância cultural, religiosa e comunicativa na atualidade em Israel, bem como em outras áreas do mundo. As línguas influenciaram uma à outra de tal forma que hoje o hebraico e o árabe apresentam semelhanças na pronúncia e na estrutura da língua. A troca linguística é significativa principalmente quando se discute a comunicação entre as comunidades de árabes e judeus. As semelhanças linguísticas mostram laços históricos presentes no mundo contemporâneo.

A língua árabe é escrita da direita para a esquerda (David Sanger/Photodisc/Getty Images)

As línguas de Israel

Tanto o árabe quanto o hebraico são reconhecidas como línguas oficiais do povo de Israel. Embora o árabe fosse inicialmente mais falado pela população árabe em Israel, o governo decidiu adotar a língua como idioma oficial juntamente com o hebraico.

Loading...

Sons e nomes das letras

Tanto o alfabeto hebraico quanto o árabe possuem letras com sons, nomes e, em alguns casos, interpretações semelhantes. A Fundação Meru dispõe de uma tabela que compara os sons dos dois alfabetos de acordo com uma interpretação, conectando cada letra correspondente a um significado interpretativo comum. Por exemplo, a primeira letra no alfabeto árabe, alif, significa “Allah” (deus), enquanto a primeira letra do alfabeto hebraico, aleph, significa “mestre”. A Fundação Meru propôs que o significado compartilhado entre as duas palavras é “consciente”.

Pronúncia das palavras

Ambos os idiomas semíticos, o árabe e o hebraico, apresentam palavras que soam de forma parecida e compartilham significados semelhantes. Se apresentar dizendo “meu nome é” soa bastante parecido em ambas as línguas: em árabe se diz “ismee” e em hebraico “shmee”. Pelo árabe ter sido muito falado depois que o hebraico foi escrito, o árabe é linguisticamente influenciado por esse idioma. Quando o hebraico recuperou sua popularidade como uma língua falada, o idioma teve sua pronúncia influenciada pelo árabe.

Direção da escrita

Tanto o árabe quanto o hebraico são escritos horizontalmente da direita para a esquerda.

Os pontos e traços nikkud

O alfabeto hebraico não tem vogais, uma característica comum nos primeiros alfabetos semíticos. Posteriormente, os nikkuds (pontos) foram aderidos ao alfabeto para exprimir o som das letras. Os nikuds são pequenos pontos e traços adicionados às letras hebraicas originais. O árabe também tem marcas que indicam vogais adicionadas ao alfabeto em um momento posterior ao seu desenvolvimento, visando dar mais clareza à linguagem escrita.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...