×
Loading ...

Semelhanças entre o silício e o carbono

Atualizado em 17 abril, 2017

O silício e o carbono estão entre os elementos mais semelhantes na tabela periódica. Eles têm algumas diferenças importantes, como o silício ser um composto inorgânico, mas muitos dos compostos criados usando carbono ou silício são quase idênticos. O carbono é o elemento das formas de vida, desempenhando um papel importantíssimo nos processos metabólicos, enquanto que o silício é um elemento das máquinas, que serve como um componente principal para as peças, como os semicondutores.

O silício é principalmente feito de areia pura, que é cozida com carbono em um forno elétrico para produzir um material marrom contendo 97% de silicone (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Abundância

Uma grande parte da Terra é composta de silício e carbono, fazendo com que ambos estejam entre as substâncias não metálicas mais importantes. Os dois elementos são abundantes em todo o universo e no planeta Terra.

Loading...

Compostos

Tanto o carbono como o silício formam compostos, partilhando facilmente elétrons com outros elementos. O carbono faz várias ligações com outras moléculas de carbono através da formação de ligações covalentes simples, duplas e triplas. O carbono forma compostos como o metano, o propano, o butano, o benzeno e o dióxido de carbono. O silício forma compostos como o silano, o hexahidrato de di-silício, o tetrafluoreto de silício e o tetracloreto de silício. Os dois elementos costumam ser combinados, com o carbono servindo como o suporte principal do silício. No entanto, o silício também pode formar polímeros de silício, que são estruturas de silício e de oxigênio.

Tabela periódica

O carbono e o silício são membros da família IV na tabela periódica e são não metais. O silício é apenas um pouco mais metálico do que o carbono, pois perde seus elétrons um pouco mais facilmente. Ambos têm uma valência de 4. Eles têm quase a mesma densidade, mas o silício tem 2,3 g por cm³ e o carbono tem 2,2 g por cm³. Ambos os elementos são sólidos à temperatura ambiente.

Dureza

Tanto o carbono como o silício têm escalas de dureza mais amplas. Uma forma do carbono, chamada grafite, é um dos elementos mais macios conhecidos. Outra forma de carbono, o diamante, é uma das substâncias mais duras que se tem conhecimento. O carboneto de silício é quase tão duro como um diamante, e tanto os cristais de quartzo como os fulerenos também são bastante duros. A mica de silício é a versão de silício do grafite de carbono.

Usos humanos

O carbono e o silício são partes importantes da vida humana. O silício é o principal componente da eletrônica e também tem sido utilizado em uma ampla gama de invenções humanas, que vão desde pontas de flechas até o vidro. O carbono é um aspecto crucial da biologia humana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...