Sementes que flutuam no ar

Escrito por asba lee | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sementes que flutuam no ar
As sementes de dente-de-leão flutuam no ar após uma brisa leve (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As sementes dispersas na brisa são uma das maneiras de assegurar que as plantas se disseminem amplamente pelo planeta. Os métodos de dispersão incluem sementes viscosas ou com farpas que se prendem a animais que passam e aqueles em que as sementes estão incrustadas em frutas saborosas. Centenas de plantas, desde ervas daninhas a árvores, liberam as sementes acondicionadas como "paraquedas", "planadores" ou "helicópteros". Outras sementes que flutuam no ar transportam progênie para longe das plantas-mãe.

Outras pessoas estão lendo

Dente-de-leão

A praga comum de gramados de jardim, o dente-de-leão, é um membro da família do girassol. Seu nome origina-se do francês "dent de lion", porque as folhas chanfradas dessa planta parecem dentes-de-leão. Os botânicos se referem à planta como Taraxacum officinale, e a parte de seu nome em latim, "officiale", significa que tem propriedades medicinais. As folhas verdes do dente-de-leão são consumidas como salada verde. Suas florações amarelo-brilhantes amadurecem em sementes brancas, redondas, descritas como "relógios". As crianças gostam de ajudar a espalhar essas sementes, soprando-as de sua haste como "paraquedas". Os pelos sedosos e finos cobrem essas sementes e funcionam como paraquedas, flutuando no ar até baterem em um obstáculo, o que faz cair suas sementes.

Choupo-do-canadá

Somente as árvores fêmeas do choupo-do-canadá produzem sementes, os efeitos são descritos como "neve do choupo-do-canadá". Conhecido botanicamente como Populus deltoides, são árvores grandes, de crescimento rápido, que atingem entre 15 e 24 metros de altura. As flores do início da primavera são minúsculas e de cor avermelhada, as folhas são verde-escuras brilhantes, tornando-se amarelas no outono. Os cultivares machos são preferidos pelos paisagistas e parques porque a "neve do choupo-do-canadá" obstrui calhas, sendo necessária uma constante varredura.

Taboas

Taboas são plantas de brejos, folhas verde-escuras, altas, escuras e com florações em espigas marrons. Essas espigas marrons da taboa, ou Typha latifolia, contêm milhões de minúsculas sementes com pilosidades em nuvens sedosas brancas. Um único acre de um brejo de taboas pode emitir um trilhão dessas sementes. Estas são fofas, sendo usadas para fazer isolamento impermeável e o enchimento flutuante das jaquetas salva-vidas. Essas plantas herbáceas perenes crescem entre 1,2 e 1,8 m de altura, com flores machos amareladas e flores fêmeas esverdeadas.

Serralha

A serralha solta delicadas sementes sedosas aerógenas de suas cápsulas, as quais possuem uma parte externa áspera e grosseira. Essas cápsulas têm 5 a 10 cm de comprimento. Elas se abrem, quando maduras, para liberar sementes de cauda longa e são usadas em arranjos de flores secas. As plantas são uma fonte de néctar para muitas espécies de borboletas, sendo úteis para campinas de plantas naturais e jardins de borboletas, mas não são apreciadas por muitos jardineiros, aos quais sua aparência de "erva daninha" não agrada. A serralha, ou Asclepias syriaca, cresce entre 90 cm e 1,2 m de altura com folhas largas e espessas vermelho-esverdeadas e flores rosadas, brancas e lilases.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível