Sementes de gergelim com ou sem casca?

Escrito por jennifer mangaly | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sementes de gergelim com ou sem casca?
O gergelim é uma excelente fonte de nutrientes que oferece muitos benefícios à saúde (ITStock Free/Polka Dot/Getty Images)

O gergelim é uma excelente fonte de nutrientes que oferece muitos benefícios à saúde. Estas são sementes versáteis que contém quase 50% de óleo em sua composição. Elas dão um sabor de nozes na alimentação, sendo mais intenso quando as sementes são torradas. As sementes sem casca são encontradas em muitos supermercados e as com casca podem ser transformadas em manteiga, evitando dessa forma a rancidez.

Outras pessoas estão lendo

Indentificação

As sementes de gergelim são pequenas e geralmente brancas ou pretas. Entretanto, também podem ser encontradas nas cores castanho e vermelho, dependendo de seu tipo. Crescem em vasos, em arbustos de 60 cm à 1,2 m de altura e precisam ser cultivas à mão. Elas podem ser consumidas integrais, moídas ou em óleos.

As sementes sem casca normalmente são brancas ou amarelo claro. As integrais retêm sua casca marrom. A casca da semente de gergelim é fina igual à camada encontrada no arroz integral.

Seu uso na culinária mundial

Na culinária européia e norte americana, sementes de gergelim sem casca geralmente são adicionadas em pães, cereais e em pratos de legumes como guarnição. No oriente médio, são moídas e transformadas em uma pasta chamada tahine que é usada no homus (molho temperado de grão de bico) ou halva (doce de gergelim). Na culinária asiática, são comumente usadas em salteados, sushis, saladas, marinadas e outros pratos. O óleo de gergelim também é utilizado para cozinhar ou como guarnição.

Informação nutricional

Sementes de gergelim proporcionam fonte de zinco, manganês, cobre, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, vitamina B1, vitamina B2, gorduras monoinsaturadas e fibras dietéticas. Elas contém linhanos, chamados de sesamina e sesamolina. Pesquisadores estudam os efeitos benéficos que exercem sobre as doenças como a hipertensão, artrite reumatoide e colesterol elevado. Elas também podem ser benéficas para funções do organismo tais como a digestão e a circulação sanguínea.

Sementes com casca

Além de oferecem mais cálcio, as sementes de gergelim com casca possuem mais minerais e são menos processadas ​​que as sem casca. No entanto, este óxido de cálcio não é facilmente absorvido pelo organismo. Sementes com casca são menos propensas à rancidez. No entanto, podem ser mais difíceis de encontrar, pois a maioria das lojas tendem a estocar as variedades sem casca.

Produtos de gergelim com casca

A manteiga de gergelim é similar ao tahine, porém, usa sementes que às vezes são tostadas. É um outro tipo de pasta de sementes, assim como a pasta de amendoim. Os produtos feitos com sementes com casca têm uma coloração mais escura e um sabor mais forte do que os feitos com sementes sem casca e moídas. É possível fazer manteiga caseira comprando sementes à granel e batendo-as em um processador.

Precauções

Sementes de gergelim são, na maioria das vezes, uma das alergias à alimentos mais comuns. Certifique-se de que não seja alérgico antes de adicioná-las à sua dieta. Pessoas em dietas restritas em oxalato não devem consumir sementes de gergelim devido ao seu alto teor de óxido de cálcio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível