Saúde

Por que tenho a sensação de borboletas no estômago?

Escrito por bernadette sukley | Traduzido por agatha lopes
Por que tenho a sensação de borboletas no estômago?

O estresse pode dar a sensação de borboletas no estômago

butterflies image by stefanie van der vinden from Fotolia.com

Pode acontecer antes de uma entrevista, antes de um grande jogo ou no dia do seu casamento: a sensação de ter borboletas no estômago. A sensação nervosa é normal e ocorre em momentos positivos e negativos.

Outras pessoas estão lendo

Ansiedade

A ansiedade não é tudo na sua cabeça. O estado de ansiedade produz sintomas físicos que podem incluir uma sensação nervosa no estômago. O músculo liso que reveste o estômago e os intestinos responde a diferentes mensagens químicas, incluindo as produzidas pela ansiedade ou nervosismo. A ansiedade também pode causar uma diminuição na quantidade de ácido no estômago e no valor do fluxo sanguíneo para o estômago.

Respostas à luta ou fuga

Adrenalina é produzida quando você se sente em perigo. Ela afeta diretamente o músculo liso e seu aumento súbito provoca uma diminuição na quantidade de ácido gástrico produzido e no valor do fluxo sanguíneo para o estômago. A adrenalina em muita quantidade pode causar um nó ou peristalse (a contração feita pelo estômago para esvaziá-lo). Às vezes, o esvaziamento pode acontecer na direção errada. A ansiedade não apenas afeta o trato gastrintestinal, mas também provoca mudanças em outras funções corporais, como a respiração, a pressão arterial e a transpiração.

Gravidez

As mulheres grávidas podem sentir uma sensação de vibração no estômago. O movimento do feto começa bem cedo, por da 13ª semana de gravidez. As mulheres podem até mesmo sentir o feto com soluços ou com reações aos barulhos externos.

Os tipos errados de vibrações

Vibrações sentidas na região do peito podem ser atriais. Elas ocorrem quando o átrio ou as câmeras superiores do coração são super estimuladas, o que faz o coração bater rapidamente. Vibrações atriais podem ser acompanhadas de outros sintomas, como falta de ar ou cansaço. Algumas pessoas podem sentir isso por um longo período de tempo. Se você tiver uma doença cardíaca ou se algum exercício fizer seu coração bater ou funcionar com dificuldade, fale com o seu médico para agendar um exame.

Acalmar as borboletas

Apesar de não ser possível parar a adrenalina, é possível aliviar a ansiedade respirando profundamente. Respirações verdadeiramente calmantes exigem um pouco de prática, mas são eficazes para muitas pessoas, pois abaixam o estresse no corpo naturalmente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media