Sensação de formigamento nas mãos durante a gravidez

Escrito por amanda mann | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sensação de formigamento nas mãos durante a gravidez
O formigamento das mãos é relativamente comum durante a gravidez (hands in hands against sky, friendship concept image by JoLin from Fotolia.com)

Durante a gravidez, seu corpo muda de maneiras drásticas — as articulações relaxam, o suprimento de sangue aumenta, e a pigmentação da pele escurece. Essas mudanças têm efeitos colaterais e podem criar sensações que causem preocupação, mas geralmente não indicam um problema sério. Sentir as mãos dormentes ou formigando, por exemplo, pode ser assustador, mas raramente é motivo de preocupação. Compreender por que o formigamento ocorre pode diminuir o mal-estar, assim como conhecer alguns tratamentos.

Outras pessoas estão lendo

Causa principal

Pode haver duas causas para o formigamento das mãos (e, às vezes, dos pés). O corpo apresenta um retorno venoso do sangue levemente mais lento, por causa do aumento da quantidade de sangue no organismo da mulher grávida, e de sua tendência em reter água. Os tecidos ao redor dos nervos se tornam edemaciados, ou cheios de líquido, e os pressionam. A pressão sobre os nervos do pulso resulta em formigamento ou dormência das mãos, particularmente do polegar e dos dois primeiros dedos. Essa sensação é chamada de Síndrome do Túnel Cárpico e afeta várias grávidas.

Outras causas

A Síndrome do Túnel Cárpico é provavelmente a causa do formigamento nas mãos das grávidas, mas deficiências de nutrientes também podem causar o sintoma. Seu corpo tem grandes demandas nutricionais durante a gravidez, o que às vezes resulta em carências de minerais, causando a sensação de formigamento nas suas mãos. A deficiência de magnésio pode causar o problema, junto com vários outros sintomas. Além disso, a anemia, ou deficiência de ferro, também pode causar formigamento nas mãos e pés.

Diagnóstico

Seu médico ou parteira precisa ser informado sobre qualquer sintoma incômodo durante a gravidez, incluindo o formigamento nas mãos. Ele provavelmente pedirá um exame de sangue para ter certeza de que não exista um problema mais grave e para se certificar de que os níveis de minerais no seu sangue estejam adequados. Além disso, ele também poderá lhe encaminhar a um especialista ou fisioterapeuta caso seu formigamento seja extremo ou preocupante.

Tratamento para Síndrome do Túnel Cárpico

O tratamento para o formigamento das mãos depende da causa. Para a Síndrome do Túnel Cárpico, é geralmente recomendado um gerenciamento comportamental. Descanse suas mãos com frequência ao longo do dia — isso pode ser especialmente eficaz se você usa muito as mãos e dedos durante as atividades diárias. Ao digitar, conte com um apoio para garantir que seus punhos fiquem em uma posição neutra e não em um ângulo para cima. Compressas de gelo também aliviam o desconforto, e uma tala para o pulso também pode ajudar, às vezes. Se a dor e formigamento forem extremos, seu médico ou sua parteira podem recomendar injeções de cortisona.

Tratamento para deficiências

O tratamento para carência de minerais é geralmente mais fácil de resolver. Fale com seu médico ou sua parteira sobre como aumentar a ingestão dos minerais que estejam faltando em sua dieta. Os alimentos que contenham magnésio incluem amêndoas, castanhas de caju, espinafre, halibute e manteiga de amendoim. Os alimentos ricos em ferro incluem vegetais folhosos verde-escuros, carne vermelha, gemas e cereais enriquecidos com ferro. Às vezes, seu médico ou sua parteira podem recomendar um suplemento mineral para ajudar seu corpo a voltar aos níveis normais mais rapidamente.

Resumo

O formigamento nas suas mãos é geralmente um sintoma passageiro durante a gravidez. Já que tanto os efeitos fisiológicos da gravidez quanto suas demandas nutricionais duram apenas o período da gestação, seu corpo provavelmente retornará ao normal após o nascimento do bebê. Se os sintomas continuarem, consulte seu médico ou sua parteira para determinar o próximo passo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível