Saúde

A sensação de irrealidade é causada pela ansiedade?

Escrito por vanessa newman | Traduzido por carol matos
A sensação de irrealidade é causada pela ansiedade?

Sentir-se como se estivesse em um nevoeiro pode ser um sintoma de ansiedade

Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley

A ansiedade pode provocar todos os sintomas físicos e emocionais imagináveis. Sentir-se desconectado da realidade ou fora da realidade pode ser uma sensação desencadeada pelo pânico, ou pode ser um aviso para um ataque de pânico, segundo o site Anxiety Care. Porém, essas sensações não significam que você esteja perdendo a cabeça ou ficando louco.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A denominação clínica para a sensação de irrealidade ou de estar desconectado é despersonalização ou desrealização. A pessoa pode se sentir como se estivesse fora do corpo, observando a si mesmo. Também pode parecer que se esteja por detrás de uma grossa parede de vidro, em um nevoeiro ou entorpecida -- não se importando ou se conectando com qualquer coisa ao seu redor.

Despersonalização desencadeada pela ansiedade

A despersonalização pode acontecer antes de um ataque de pânico ou concomitante a ele, de acordo com uma pesquisa citada pelo site Anxiety Care. De fato, essa é a maneira que o organismo encontra de se desconectar das sensações opressivas e estressantes. Com os transtornos de ansiedade, esse estado é normalmente breve ou cessa quando o ataque de pânico ameniza.

Transtorno de despersonalização

Por outro lado, o transtorno de despersonalização pode ser, ele mesmo, o próprio diagnóstico. Se ele é a causa primária, a ansiedade pode acompanhá-lo, no entanto, existirão mais estados dissociativos prolongados que poderão se tornar crônicos. Esse transtorno tende a afetar mais os homens do que as mulheres, e é diagnosticado primariamente antes dos quarenta anos de idade.

Síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um tipo específico de ansiedade. É um tipo mais provável de levar à despersonalização. O site Love Your Anxiety sugere recriar os sentimentos alienados para que eles não se tornem assustadores e, consequentemente, levem a crises de ansiedade.

Transtorno obsessivo-compulsivo

Image by Flickr.com, courtesy of Kevin Dooley

O transtorno obsessivo-compulsivo, ou TOC, é caracterizado pelos pensamentos de ansiedade e a necessidade de seguir rituais. Esse transtorno também tem sido associado à despersonalização ou desrealização. Lidar com essa estranha sensação faz parte da cura.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media