A sensação de pulsação é um sintoma de problemas cardíacos?

Escrito por stephanie daniels | Traduzido por ikaro mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A pulsação é a sensação do próprio batimento cardíaco. Há momentos em que sentir uma pulsação é normal, mas as sensações prolongadas ou recorrentes podem ser indício de um problema relacionado ao coração.

Outras pessoas estão lendo

Normal

É normal notar uma sensação pulsante, também conhecida como palpitações, quando ocorrem situações de extremo estresse e ansiedade. Essa sensação ocorre quando a adrenalina é liberada na corrente sanguínea, muitas vezes durante a síndrome de "luta ou fuga". Esta síndrome prepara o corpo para a atividade que pode ocorrer em resposta ao estresse ou ansiedade.

Pulsações anormais

Pulsações anormais ou palpitações do coração ocorrem muitas vezes por causa de uma anormalidade do coração ou no músculo cardíaco. Estas sensações pulsantes são um sintoma e não um problema específico, e precisam ser investigadas se ocorrerem com frequência. Pulsações anormais podem indicar problemas com a condutividade elétrica do coração e com as válvulas cardíacas, ou anomalias tais como bloqueios no fornecimento de sangue ao músculo cardíaco. Sensações de pulsações anormais no pescoço frequentemente indicam bloqueios nas artérias carótidas, e sensações pulsantes visíveis no abdômen podem indicar um aneurisma da aorta abdominal. A sensação anormal de pulsações também pode indicar um problema com a glândula tireoide.

Teste

Um dos exames mais comuns nestes casos é o eletrocardiograma (ECG). Este exame simples pode indicar se existe um problema com condução eléctrica do coração e pode mostrar se há um possível bloqueio em uma das artérias cardíacas. Através de um ecocardiograma, pode-se ver se há um problema com as válvulas cardíacas ou na estrutura do coração. Um ultrassom abdominal pode determinar se uma sensação de pulsação no abdômen é o resultado de um aneurisma, e um ultrassom nas artérias carótidas pode verificar se há um bloqueio das artérias. Os exames de sangue podem indicar se a sensação de pulsação é devida a um problema com a glândula tireoide.

Tratamento

O tratamento para sensações de pulsação do coração pode incluir medicamentos que regulam o batimento cardíaco ou a pressão arterial. Os bloqueios das artérias do coração ou das artérias carótidas podem necessitar de cirurgia. Um aneurisma abdominal muitas vezes requer cirurgia para evitar a ruptura da parte anormal da artéria aorta. Pulsações anormais devido a problemas com a glândula tireoide costumam responder bem à medicação.

Prognóstico

Se o tratamento é procurado precocemente, o prognóstico para alguém que sofre destas sensações é bom. Se, no entanto, o tratamento é atrasado, o prognóstico é frequentemente cauteloso, dependendo da causa destas pulsações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível