Mais
×

O que é sensação tátil?

Atualizado em 21 novembro, 2016

A sensação tátil refere-se ao sentido do tato, mais especificamente às informações recebidas pela pele, como aquelas de pressão variável ou vibração. A sensação tátil é considerada uma sensação somática, significando que tem origem na superfície do corpo, e não em sua parte interna.

A sensação tátil permite que as pessoas sintam a pressão e a textura dos objetos que tocam (topless woman while skin massage over black background image by sasha from Fotolia.com)

Anatomia

As terminações nervosas destinadas a atuar como receptores táteis estão localizadas na derme da pele e enviam sinais para o cérebro, que, em seguida, interpreta-os como sensações. Algumas áreas do corpo são mais sensíveis do que outras, porque possuem um maior número de terminações nervosas. Por exemplo, as pontas dos dedos, uma das partes mais sensíveis do corpo, apresenta cerca de cem terminações nervosas.

Os lábios são uma das partes mais sensíveis do corpo humano (lips image by Alex Motrenko from Fotolia.com)

Enganando o cérebro

Como as sensações táteis reúnem tanta informação, é possível enganar o cérebro levando-o a uma interpretação incorreta. Por exemplo, um truque chamado "A ilusão de Aristóteles" pede para uma pessoa cruzar os dedos e tocar um pequeno objeto redondo. Porque o cérebro não está acostumado a receber informações táteis deste tipo, ou seja, a partir de dedos cruzados, ele vai interpretar o único objeto como sendo dois.

Próteses

Um dos problemas mais desafiadores na criação de próteses realistas está em reproduzir as sensações táteis. A sensação tátil permite que a pessoa saiba a pressão necessária para aplicar em um objeto sem danificá-lo. Sem essa informação, as pessoas não poderiam julgar a força empreendida até que o objeto que estivessem segurando se quebrasse, entortasse ou fraturasse.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article