Como o sensor de intrusão do chassi da Lenovo funciona?

Escrito por jeff grundy Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como o sensor de intrusão do chassi da Lenovo funciona?
O sensor de intrusão pode avisar se houver a abertura indevida do gabinete (Visage/Stockbyte/Getty Images)

A segurança do computador é uma preocupação crescente para um número incontável de pessoas que usam seus PCs para armazenar informações pessoais e sensíveis. Apesar da criação de uma senha de BIOS ou de HD ser um excelente passo para a proteção de seus dados, invasores experientes geralmente passam por essas senhas, abrindo o computador e fazendo o reset da CMOS da placa-mãe. É por isso que a Lenovo oferece sensores de intrusão do chassi em muitos de seus desktops, que podem enviar alertas para os administradores ou proprietários quando a tampa do computador for aberta.

Outras pessoas estão lendo

O hardware

Muitos equipamentos Lenovo ThinkCentre vendidos para clientes corporativos vêm com sensores de intrusão do chassi instalados de fábrica. No entanto, nem todos os desktops da Lenovo vendidos para consumidores são enviados com essa opção. O sensor de intrusão em si nada mais é do que um sensor que é ligado ao painel de cobertura do PC e se conecta a um conjunto de pinos na placa-mãe. Uma vez instalado, o sensor detecta aberturas do painel e alerta o utilizador na inicialização que alguém removeu a tampa. Alguns sensores de intrusão também emitem um alarme sonoro.

Habilitando o interruptor

Depois de garantir que o seu desktop Lenovo tem um sensor de intrusão, habilitá-lo é simples. Ligue o computador e pressione o botão "ThinkCentre" ou "F1" no teclado para acessar o menu de configuração da BIOS. Digite sua senha de administrador da BIOS (se solicitado), e clique na aba "Security". Desça até a opção "Cover Tamper Reporting" e pressione "Enter". Pressione a seta para baixo para selecionar a opção "Enabled" e pressione "Enter" novamente. Clique no botão "Save Changes and Exit" para reiniciar o computador. O computador habilita o sensor de intrusão e exibe alertas na inicialização depois que alguém abre a tampa do computador.

Outras opções

Além de exibir alertas na tela do computador depois que alguém abre a tampa do computador, o utilitário "Cover Tamper Reporting " também pode enviar alertas para os administradores do sistema via e-mail. O computador deve fazer parte de uma rede local com acesso à Internet e uma conexão a cabo a um roteador ou switch local. Para ativar os alertas de e-mail, abra o ThinkVantage Rescue and Recovery, no menu Iniciar do Windows, digite o endereço de e-mail do administrador na aba Security e salve as configurações.

Limitações

Enquanto o sensor de intrusão de chassi ajuda a deter as pessoas de abrir o gabinete do seu PC e desabilitar a senha da BIOS ou do disco rígido, ele não os impede de fazê-lo. O alarme emitido por alguns sensores de intrusão não é muito alto, e o sensor não impossibilita o acesso a dados no disco rígido. Além disso, um ladrão de dados experiente pode desabilitar alertas de e-mail do utilitário, basta desconectar o cabo Ethernet na parte traseira do PC. Porém o sensor de violação do chassi no seu desktop Lenovo pode ser um impedimento útil com um custo mínimo de adicioná-lo ao seu computador, se ele não tiver esse recurso.

Dicas de instalação

Instalar um sensor de intrusão é relativamente simples e requer apenas uma chave de fenda, bem como uma pulseira antiestática para a segurança. A Lenovo produz e vende sensores de intrusão projetados para trabalhar com a maioria dos desktops da série ThinkCentre e ThinkVantage. Para instalar um sensor de intrusão, remova os parafusos de fixação na parte traseira do PC que prendem a tampa do painel lateral ou superior. Conecte os fios no sensor de intrusão para pinos na placa-mãe chamada "IS1" ou "TC1." Depois de ligar os pinos, prenda a extremidade do sensor na parte inferior da tampa do painel com os parafusos fornecidos ou fita dupla face.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível