Casa

Como fazer um sensor de nível de água

Escrito por steve aycock | Traduzido por pedro henrique braga
Como fazer um sensor de nível de água

Um sensor de nível de água pode ser usado para medir a altura do líquido em tanques de metais

fire-prevention tanks with water image by YURY MARYUNIN from Fotolia.com

Um sensor de nível de água pode ser usado para monitorar a altura da coluna hídrica em diversas aplicações, como piscinas, aquários e processos industriais. Sensores de pressão ou contatos elétricos são dois tipos de dispositivos que podem ser usados para fazê-los, e para tal dependerá de detalhes específicos da aplicação, como tamanho do reservatório, resolução dos sensores e qual tipo de sinal é desejado.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Sensor transdutor de pressão ou metal para sensor de contato elétrico
  • Fio
  • Circuito para receber e responder ao sinal do sensor

Lista completaMinimizar

Instruções

    Sensor de pressão

  1. 1

    Selecione um transdutor de pressão apropriado para a escala de peso que deseja monitorar. A água pesa cerca de 1 kg/L, então você precisará de um sensor que possa medir a pressão (ou peso) do tanque ou reservatório de água, quando estiver cheio.

  2. 2

    Faça um circuito para receber e processar o sinal, podendo um simples, como um que ligue uma tensão de baixa voltagem quando a pressão permanecer abaixo de um nível pré-determinado, ou complexo, como circuito baseado em um microcontrolador que leia o sinal do sensor e mostre ou transmita o valor. O circuito terá de ser desenvolvido para receber e trabalhar com os níveis de voltagem e corrente de saída do transdutor.

  3. 3

    Conecte o transdutor de pressão aos fios usando um soldador ou um conector mecânico. Use cabos que sejam compridos o suficiente para conectar o sensor até o local do circuito que manipula o sinal.

  4. 4

    Fixe o transdutor de pressão à superfície exterior do fundo do seu reservatório de água. Siga as instruções do fabricante para montá-lo.

  5. 5

    Ligue os fios do transdutor ao circuito. Usando uma placa para protótipo, enrolando os fios ou soldando-os, ligue cada fio do transdutor (normalmente são duas ligações por transdutor) à placa de circuito que receberá o sinal do sensor.

  6. 6

    Teste o sensor de nível de água. Ligue o sistema à fonte de energia e observe se está funcionando corretamente. Mude os níveis de água para ver se o sensor responde adequadamente. Se não houver a leitura correta, verifique as conexões elétricas entre o sensor e o circuito. Se a leitura do nível de água estiver incorreta, talvez precise ajustar o circuito, para que ele seja mais precisamente calibrado para o transdutor de pressão.

    Sensor de contato elétrico

  1. 1

    Selecione o número de intervalos de nível de água a ser medido (também conhecido como a resolução do sensor). Com um sensor de nível elétrico (ou contato), terá um par de contatos para cada intervalo. Por exemplo, para medir o reservatório em quartos do total, precisará de três contatos que representem 1/4, 1/2 e 3/4 cheio.

  2. 2

    Crie um par de contatos para cada nível. Podendo ser simples como duas peças de metal montadas em estreita proximidade entre si de tal modo que ao imergi-los permitirá que a corrente eléctrica flua entre eles. Certifique-se de usar um metal que não será corroído rapidamente quando expostos à água, como o alumínio.

  3. 3

    Ligue cada par de contatos aos fios condutores. Usando solda ou um acoplador mecânico. Para cada contato, haverá dois fios condutores. Certifique-se de cortar os fios longos o suficiente para alcançar do reservatório até o circuito. Além disso, certifique-se de que os pontos de conexão entre os cabos e o sensor de contato estejam isolados.

  4. 4

    Monte cada par de contatos no local apropriado no tanque. Use um prendedor apropriado, como um parafuso ou cola à prova de água para fixá-los. Por exemplo, se a detecção for de um quarto do total, monte um contato em cada uma das posições 1/4, 1/2 e 3/4 do nível de tanques.

  5. 5

    Construa um circuito para receber e responder aos sinais dos contatos. Podendo ser simples como os contatos funcionando como interruptores que ligam luzes de baixa tensão (como LEDs), quando estiverem expostos à água. Podendo ter uma linha de luzes que indicam o nível de água no tanque variando de cheio a vazio. Para evitar choque elétrico, não se esqueça de usar um circuito que forneça tensão e corrente baixa aos sensores de contato.

  6. 6

    Ligue os fios ao circuito. Usando um placa para protótipo, enrolando os fios ou soldando, conecte os fios aos contatos e à placa de circuito.

  7. 7

    Teste o sensor de contato. Ligue o sensor à fonte de energia e observe a saída do circuito. Alterne o nível de água no recipiente e verifique se a resposta do circuito muda de acordo. Se não obtiver leituras corretas, verifique as conexões elétricas entre os sensores de contato e o circuito.

Dicas & Advertências

  • Tenha cuidado ao trabalhar com equipamentos elétricos próximo da água. Tenha certeza da execução das conexões antes de ligar a energia. Além disso, certifique-se de não tocar na água quando energizar o sensor pela primeira vez.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media