Por que sentimos vontade de comer doces após uma refeição?

Escrito por katarina fitzpatrick | Traduzido por ricardo schweitzer
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Por que sentimos vontade de comer doces após uma refeição?
A vontade de comer doce pode ser reduzida com a inclusão de menos carboidratos complexos em sua dieta (Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt)

A vontade de comer doces após uma refeição é muito comum e pode ser um problema para quem quer perder ou manter o peso, e também para os que querem reduzir a ingestão de açúcar.

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Fatos

A insulina, hormônio liberado pelo pâncreas após as refeições, atinge seu pico quando você consome alimentos com muitos carboidratos, especialmente os complexos, como pão branco, massas, biscoitos e bolos. Bebidas doces e frutas também contêm carboidratos.

Opinião dos especialistas

O excesso de insulina liberado após o consumo de carboidratos faz com que eles sejam armazenados como gordura, ao invés de serem metabolizados pelo corpo.

Teorias e especulação

O pico de insulina no corpo cai rapidamente, fazendo com que o indivíduo sinta fome rapidamente mesmo após uma refeição. Desta forma, a pessoa geralmente sente vontade de comer doces como chocolates, biscoitos, bolos ou outros carboidratos, que então aumentam novamente a produção de insulina.

Prevenção e solução

Se você está sempre com vontade de comer doces após as refeições, reduza a quantidade de carboidratos complexos em sua dieta. O consumo de frutas combinado com nozes ricas em proteína ou iogurte irá adiar os ataques de fome por mais tempo do que se você comer apenas frutas.

Prevenção e solução

Aumente o consumo de vegetais folhosos verdes durante as refeições, já que eles fornecem a quantidade de fibras necessária para manter a sensação de saciedade. Proteínas magras também lhe ajudarão a se sentir satisfeito por mais tempo, já que esses alimentos são processados mais lentamente que os carboidratos. Por isso, você pode sentir uma redução na vontade de comer doces após as refeições.

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