×
Loading ...

Sentindo dores de estômago depois de comer sushi

Atualizado em 13 junho, 2017

Quando manuseado e servido propriamente, o sushi, uma combinação típica de peixe cru e pegajoso com arroz avinagrado, pode ser parte de uma dieta saudável. Caso contrário, pode causar infecção alimentar e parasitária, que leva a dor de estômago. Também é possível que você esteja passando por uma dor de estômago. Embora a dor possa ser leve e passar sozinha, é melhor procurar tratamento médico quando peixes estiverem envolvidos nas dores de estômago.

Três fatias de sushi enroladas em uma folha de bambu (Ivan Kmit/iStock/Getty Images)

Infecção alimentar

A infecção alimentar pode ocorrer quando o peixe ou outro ingrediente utilizado no sushi está contaminado com bactérias. O manuseio e armazenamento impróprio podem contribuir para isso, bem como a ingestão de peixes que contenham toxinas. Os sintomas da infecção alimentar podem variar, mas incluem dores abdominais, vômito, diarreia, febre, dor de cabeça, náusea ou, em casos mais sérios, fraqueza. Casos mais leves podem ter apenas cólicas abdominais como sintomas e, geralmente, passam rapidamente. A MedlinePlus, uma divisão da Instituição Nacional de Saúde dos Estados Unidos, recomenda buscar tratamento médico para infecção alimentar resultante de ingestão de peixes.

Loading...

Infecção parasitária

O preparo impróprio do peixe cru utilizado no sushi pode causar dores abdominais devido à infecção parasitária, particularmente a Anisakis simplex, um verme responsável pela maioria desse tipo de infecção causada por peixes crus nos Estados Unidos. Esse verme faz buracos na parede do estômago, causando sintomas que incluem as dores abdominais, náusea e vômito. Os sintomas podem começar depois de alguns minutos ou depois de semanas da ingestão do peixe cru contaminado. Outros tipos de infecções parasitárias causam sintomas similares.

Alergia a peixe

A dor abdominal depois de comer sushi pode ser causada por reações alérgicas. De acordo com a Associação de Educação e Pesquisa em Alergia alimentar dos EUA, oito tipos de alimentos são responsáveis por cerca de 90% de todas as reações, e dois desses alimentos são peixe e mariscos -- ingredientes comuns do sushi. Uma reação alérgica causada por comida, geralmente, tem dores abdominais como um primeiro, e possivelmente único, sintoma. Outros podem ser náusea, diarreia e vômito, bem como espirros, corrimentos nasais, urticárias e comichões ou formigamentos na boca. Consulte um médico para realizar um teste específico de alergia, se suspeita ter uma.

Precauções

Comer sushi comprado em restaurantes e lojas que tenham rigorosos padrões de saúde pode ajudar a prevenir o risco de intoxicação alimentar e diminuir o risco de infecção por parasitas. Comer sushi feito em casa é mais difícil, mas utilizar peixe e outros ingredientes que tenham sido propriamente limpos e armazenados pode ajudar. Lave bem as mãos antes de manusear quaisquer alimentos crus e certifique-se de que todos os utensílios tenham sido propriamente higienizados com sabão e água. Se tiver alergias a alguma tipo de peixe, é melhor evitar qualquer tipo, pois mais da metade das pessoas nos Estados Unidos que é alérgica a um tipo, é alérgica também a outros, de acordo com a Associação de Educação e Pesquisa em Alergia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...