Como se sentir desperto quando estiver com sono

Escrito por lars tramilton | Traduzido por eduardo chagas
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Como se sentir desperto quando estiver com sono
Sinta-se desperto e alerta o dia todo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Permanecer acordado as vezes parece a coisa mais difícil do mundo. Você tendo dormido bem ou não na noite anterior, as vezes cair direto na cama é a ideia mais sedutora disponível. Se você precisar ficar desperto e atento por um bom período de tempo -- como no trabalho ou na escola -- existem algumas dicas sobre o que você pode fazer para acabar com a sonolência.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Água gelada
  • Ar condicionado
  • Lanches ricos em carboidratos e proteínas

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Instruções

  1. 1

    Movimente-se muito. Para receber uma dose breve de energia, levante-se da cadeira e movimente um pouco o corpo. Faça uma breve caminhada ao redor do quarteirão, que vai bombear oxigênio para os músculos, cérebro e veias; com isso, você vai se sentir muito mais alerta. Se você trabalhar em um escritório, levante-se frequentemente e faça mini caminhadas pelo lugar. Se você tiver um pouquinho mais de tempo, vá para o lado de fora e aproveite o ar fresco.

  2. 2

    Água fria. Para despertar-se rapidamente, vá ao banheiro e passe água fria na cara e nas mãos.

  3. 3

    Beba um copo de água gelada -- melhor se for com gelo -- para eliminar a sonolência. Quanto mais água beber, mais vezes vai ter que ir ao banheiro, que é um bom motivo para andar um pouco.

  4. 4

    Almoce um prato leve. Comer refeições grandes e pesadas no meio do dia, como massas, pode te deixar lento, preguiçoso e principalmente sonolento. Enquanto seu corpo digere a comida, ele te encoraja a ficar com sono. Evite essa possibilidade consumindo uma refeição leve no meio do dia. Um exemplo é um sanduíche de frango grelhado em pão integral.

  5. 5

    Fique longe de açúcar. Ele pode até te dar energia temporariamente, mas logo logo você despenca e fica com mais sono que nunca. Fique longe de chocolate, e no lugar coma alguma coisa com muita proteína e carboidratos, como biscoitos de trigo. Esse tipo de lanche te dá muito mais energia que algo doce.

  6. 6

    Beba cafeína. Consumir cafeina em moderação te ajuda a ficar alerta. Opções comuns são refrigerantes, chá e café. É um estimulante natural, mas só não beba muito, já que o excesso pode te dar dores de cabeça, ansiedade e aumentar seu ritmo cardíaco.

  7. 7

    Sempre mude suas atividades. Monotonia e focar toda sua atenção em apenas uma coisa geralmente te deixa sonolento. Para ficar acordado e alerta, vá fazer outra coisa. Se estiver trabalhando em algum projeto grande, divida-o em tarefas pequenas e se concentre em uma por vez.

  8. 8

    Ria de alguma coisa. Quando seu dia estiver entediado e tudo que você quer fazer é cochilar, você pode acordar um pouco simplesmente rindo. Então, entre no Youtube e veja alguns vídeos engraçados. Uma risada rápida pode fazer maravilhas para seus níveis de energia.

  9. 9

    Tire um cochilo rápido. O cochilo pode ser muito efetivo em te dar aquela energia que você precisa para manter-se acordado e funcionar o melhor possível. Evite dormir mais de meia hora, já que cochilar mais que o necessário pode te deixar ainda mais cansado do que você estava antes.

Dicas & Advertências

  • Ligue o ar condicionado. Nos meses de verão, o calor pode te deixar sonolento e fatigado. Ligue o ar o mais frio possível para que a sensação desagradável de sono vá embora. Ambientes abafados e quentes podem te deixar mentalmente exaustos.

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