Mais
×

Como separar a nata do leite

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A nata do leite é usada para fazer creme light, chantilly, sequilhos, bolos, etc. Os variados tipos de nata são determinados pela porcentagem de gordura contida neles. Existem dois métodos que você pode usar para separar a nata do leite.

Instruções

A nata é usada em várias receitas (Milk image by Eisenhans from Fotolia.com)

    Use o método da gravidade

  1. Use o leite de vaca ou de cabra integral fresco. Se o leite foi homogeneizado, não será possível separar a nata.

  2. Despeje o leite em um prato raso e plano, e deixe o trabalho com a gravidade. Ela irá separar naturalmente sedimentos e líquidos que não se misturam. Coloque o prato em um lugar fresco e deixe-o descansar por 12 a 24 horas.

  3. Use uma colher ou concha para recolher delicadamente a nata, que sobe para a superfície do prato. O leite estará em baixo. Você deve passar a colher somente na superfície para não misturar a nata com o leite.

  4. Armazene a nata em um recipiente limpo e fechado. Mantenha-o na geladeira para evitar estragar. A nata feita usando este método tem cerca de 25% de gordura.

    Use o método da centrífuga

  1. Use um centrifugador de nata para separá-la de forma rápida e eficiente do leite de vaca ou de cabra integral. Despeje o leite em uma tigela e passe-o pelo eixo central tubular para começar.

  2. Centrifugue o leite. Quanto mais rápido você girar a bacia, mais pesada fica a nata. Alguns separadores de nata têm configurações que permitem definir o percentual de gordura. Normalmente, a porcentagem de gordura será de 18 a 48%.

  3. Recolha a nata. A força de rotação faz com que a nata se separe do leite. A nata é depositada em um recipiente próprio. Guarde-a em um pote fechado na geladeira.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article