×
Loading ...

Como separar sulfato de cobre a partir de areia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O sulfato de cobre (II) penta-hidratado é um sólido cristalino com uma linda cor azul brilhante. Assim como muitos sais de sulfato, ele se dissolve bem em água. Caso queira ou precise separar o sulfato de cobre da areia — tal como uma experiência de escola ou caso tenha os misturado acidentalmente — pode-se aproveitar as propriedades desse compostos para separar os dois.

Instruções

Ao contrário do sulfato de cobre, a areia não se dissolve em água (sand image by kw-on from Fotolia.com)
  1. Despeje a areia e o sulfato de cobre em um dos baldes.

    Loading...
  2. Despeje água no balde até cobrir a mistura de areia e sulfato de cobre. O sulfato de cobre começará a se dissolver; mexa se precisar que ele se dissolva mais rapidamente.

  3. Coloque o filtro de papel no funil. Segurando o funil sobre o segundo balde, despeje a mistura através dele. O sulfato de cobre dissolvido passará pelo filtro, enquanto a areia ficará retida. A solução do segundo balde contém apenas sulfato de cobre.

Loading...

Dicas

  • O sulfato de cobre é frequentemente usado dissolvido em água para matar fungos ou algas. Caso necessite separar o sulfato de cobre da água, evapore a água aquecendo a mistura ou deixando-a ao sol até que todo o líquido evapore.

Aviso

  • O sulfato de cobre é perigoso se for consumido e também pode irritar os olhos e a pele. Tome as devidas precauções e nunca deixe sulfato de cobre ao alcance de crianças.

O que você precisa

  • Filtro de café de papel
  • 2 baldes
  • Funil

Referências

Loading ...
Loading ...