Sequelas de uma histerectomia

Escrito por china zmuida | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A histerectomia é um procedimento de remoção do útero. Por vezes, os ovários são também retirados. O procedimento pode ser realizado com a remoção dos órgãos através do abdômen (histerectomia abdominal) ou através de uma incisão na vagina (histerectomia vaginal). De acordo com a Mayo Clinic, histerectomias estão entre os procedimentos médicos mais comuns realizados por mulheres. Após a realização da cirurgia, pode haver efeitos colaterais, tais como o início da menopausa.

Outras pessoas estão lendo

Sequelas físicas

Você não terá mais que se preocupar com a menstruação após uma histerectomia e não poderá engravidar mais. Pode levar até dois meses antes que você se sinta normal de novo e você deve ser impedida de fazer trabalho pesado por pelo menos seis semanas. Muitas mulheres temem que possam não ser capazes de ter desejo sexual depois de uma histerectomia. De acordo com a Mayo Clinic, as mulheres que tiveram uma boa vida sexual antes de uma histerectomia ainda serão capazes de manter uma boa vida sexual. Se você passou por uma histerectomia por conta de dor ou sangramento intenso relacionados a um problema uterino, pode ter um aumento no prazer sexual pelo alívio da dor crônica.

Menopausa

Se você estiver na pré-menopausa antes da sua histerectomia e seus ovários forem removidos juntamente com o útero, a menopausa começará após a histerectomia. Se você fizer uma histerectomia mas os ovários não forem removidos, a menopausa pode começar mais cedo. Você pode experimentar secura vaginal e ondas de calor.

Estado emocional

Algumas mulheres que se submetem a uma histerectomia podem experimentar uma vasta gama de emoções, desde tristeza até uma sensação de bem-estar. Você pode até desenvolver depressão por não poder mais engravidar após a cirurgia. Se a depressão se tornar grave, procure um grupo de apoio para discutir o que você está enfrentando ou procure aconselhamento médico.

Possível incontinência urinária

O artigo Hysterectomy Boosts Risk for Later Stress Urinary Incontinence Surgery diz que as mulheres que se submetem a uma histerectomia correm risco de precisar de cirurgia de incontinência urinária de esforço. A incontinência urinária de esforço (perda de urina) pode ocorrer devido ao trauma do útero e uma possível remoção do cérvix dos tecidos de suporte. Nervos danificados durante uma histerectomia podem também resultar em incontinência urinária de esforço.

Riscos de uma histerectomia

Fazer uma histerectomia pode representar alguns riscos potenciais, tais como perda de sangue ou coágulos. Uma infecção também pode ocorrer, mas isso é raro. De acordo com a Mayo Clinic, os riscos aumentam em mulheres que são obesas, têm diabetes ou pressão arterial elevada. Existe o risco potencial de lesão em órgãos abdominais e pélvicos, como bexiga ou intestinos. Há também um risco muito pequeno de ser alérgico à anestesia. Muito raramente a paciente morre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível