Será que devo vedar a parte interna das esquadrias das janelas?

Escrito por tuesday fuller | Traduzido por luciana p. s. lopes
Será que devo vedar a parte interna das esquadrias das janelas?
Vedar janelas pode evitar desperdício de dinheiro (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Vedar o lado de dentro e de fora das janelas é uma das melhores formas de evitar desperdício de dinheiro e recursos valiosos ao longo do ano. As janelas possuem muitas frestas na esquadria, o que permite que o ar frio entre e que o ar quente ou frio escape. Além disso, insetos e água também podem penetrar através desses espaços minúsculos, deixando sua casa vulnerável a infestações e danos.

Tipos de calafetagem

A melhor opção é comprar o tipo específico de massa para calafetagem para janelas e portas. A massa à base de poliuretano é uma boa escolha, pois, depois de seca, continua flexível, evitando rachaduras e separação quando as esquadrias dilatam ou encolhem com as variações de temperatura. O produto é vendido em tubos ou em filetes e tem o aspecto de uma substância pegajosa semelhante à borracha, podendo ser pressionada nas juntas e espaços em volta de janelas antigas que já não se encaixam perfeitamente em suas esquadrias.

Verificando vazamentos

Antes de vedar as janelas, talvez seja bom verificar se há fissuras por onde o ar possa passar. A forma mais fácil de fazer isso é segurar uma vela acesa perto da janela e observar a chama para ver se ela se movimenta. Tome cuidado para não incendiar tecidos ou itens próximos. Por segurança, você pode usar uma vareta de incenso e observar a fumaça. Se a chama ou a fumaça se moverem de forma desordenada, isso significa que existe um fluxo excessivo de ar penetrando pela esquadria da janela.

Preparação da superfície

Para criar uma boa superfície de aderência, remova a massa de calafetação antiga em volta das partes interna e externa da esquadria. Limpe a superfície com um pano úmido e deixe secar completamente antes de continuar. A calafetação funciona melhor em rachaduras com menos de 1,5 cm. No caso de frestas maiores, preencha-as com isolamento primeiro e, depois, aplique a massa em volta das esquadrias.

Como vedar

A forma mais fácil de vedar a parte interna de uma esquadria é utilizar uma pistola para calafetar. Depois de inserir o tubo de massa na pistola, corte a ponta em um ângulo de 45°, deixando-a menor para rachaduras menores. Aperte o gatilho da pistola até que a massa comece a escorrer pela abertura. Insira a ponta do tubo nas fendas em volta da janela e comece a aplicar a massa. Você pode empurrar ou puxar; entretanto, empurrar a massa nas frestas faz com que ela preencha os espaços com mais eficiência, vedando até os menores buracos. Faça movimentos lentos e uniformes, deixando a massa preencher cada fenda completamente. Talvez precise de vários tubos para trabalhos maiores. Não é necessário alisar a massa, pois isso pode causar bolhas ou rachaduras.

Considerações

Além de vedar esquadrias, talvez seja uma boa ideia calafetar em volta de portas, saídas de ar, tubulações e fiações que saem da residência, bem como saídas de ventilação. Dê atenção especial aos locais com madeiramento antigo ou original e às janelas, pois essas áreas são as principais entradas de ar da casa.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível