Será que a pílula do dia seguinte afeta o seu ciclo menstrual?

Escrito por megan smith | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Será que a pílula do dia seguinte afeta o seu ciclo menstrual?
A pílula do dia seguinte não deve ser usada como um anticoncepcional regular (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A pílula do dia seguinte é tomada quando você foi sexualmente ativa mas não tem certeza sobre sua proteção. Tomar a pílula do dia seguinte é ideal para quando a camisinha rompe ou para quando você esqueceu um dia de suas pílulas anticoncepcionais. Esse comprimido é uma pílula de uso ocasional que apenas está disponível em uma farmácia sem receita médica se você tiver 18 anos ou mais. Se você tiver menos de 18 anos, terá que ir ao seu médico ou a uma clínica para uma prescrição. A pílula deve ser tomada no prazo de três dias após a atividade sexual e nem sempre é 100% eficaz, mas quanto mais cedo você tomar, mais eficácia o comprimido terá

Outras pessoas estão lendo

História

A contracepção de emergência, ou CE, foi testada pela primeira vez em humanos na década de 1960. Os cientistas esperavam que a pílula poderia ser uma solução de longo prazo para o controle da natalidade. A primeira pílula do dia seguinte disponível no mercado foi a de um ciclo de cinco dias de pílulas que tinham uma grande quantidade de estrogênio. Como isso criou efeitos colaterais no equilíbrio emocional feminino, o comprimido composto apenas por progesterona logo foi apresentado ao público. Hoje, a maioria dos contraceptivos de emergência são feitos com progesterona, em oposição ao estrogênio.

Duração

Tome a pílula do dia seguinte logo após a relação sexual desprotegida ou a falha do método contraceptivo quanto possível. Você pode esperar até três dias (ou 72 horas) para tomá-la, se necessário. Você será instruído pelo seu médico ou farmacêutico para tomar o comprimido com alimentos e água em um dia quando puder obter uma boa quantidade de sono, por exemplo, uma semana ou um momento em que você não tenha que trabalhar. Cerca de uma em cada quatro usuárias terão leves a extremas náuseas depois de ingerir o comprimido, de modo que é aconselhável dormir imediatamente após tomar a primeira dose e tomar Dramin ou outro medicamento antináusea, se necessário. Doze horas depois, tome a segunda pílula do dia seguinte. Você pode experimentar algumas cólicas, distensão abdominal e náuseas durante todo o curso das duas pílulas.

Efeitos

A pílula do dia seguinte afetará o seu ciclo menstrual. Ao tomá-la, você está forçando o forro de seu útero prematuramente. Você provavelmente experimentará escapes e sangramento imediatamente após tomá-la. Isso é completamente normal e significa que a pílula funcionou. Não se assuste se não experimentar o sangramento, mas você deve sempre fazer um teste de gravidez uma semana depois de tomar o comprimido só para ter certeza. Não se assuste se tiver sangramento semelhante a menstruação depois de tomar a pílula do dia seguinte, mas se o sangramento se prolongar por mais tempo do que o período normal, consulte um médico imediatamente.

Equívocos

A pílula do dia seguinte não deve ser tomada como controle de natalidade regular. Se você estiver tendo relações sexuais regulares, a melhor proteção é tomar as pílulas contraceptivas comuns, assim como usar um preservativo sempre que tiver relações sexuais. A pílula do dia seguinte é para ser usada apenas em situações de emergência, e só é aprovada pela FDA para uso ocasional. O comprimido não é uma pílula abortiva, nem é qualquer tipo de contraceptivo de emergência. A contracepção de emergência liberará qualquer ovo potencial, bem como o revestimento do útero para fora de seu sistema para evitar que um óvulo seja fecundado.

Precauções

Não tome a pílula do dia seguinte ou qualquer contraceptivo de emergência se você já estiver grávida. Sempre faça um teste de gravidez antes de tomar o comprimido. Embora a pílula afirme que tomar os comprimidos não prejudicará o bebê se já estiver grávida, você absolutamente não deve ingerir o comprimido se acha que espera um bebê. Se tiver algum sangramento estranho ou intenso que não seja comum com o seu período menstrual regular, consulte um médico. A pílula do dia seguinte também pode causar vômitos. Se vomitar 24 horas após tomá-la, pode não ser eficaz. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver vomitado entre ou depois das doses do comprimido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível