A sauna pode combater os sintomas da gripe e resfriado?

Escrito por allison davis | Traduzido por ikaro mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A sauna pode combater os sintomas da gripe e resfriado?
Mulher na sauna (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Um dos usos mais comuns de uma sauna é para relaxar depois de um treino duro. Relaxar no vapor quente faz com que o corpo se aqueça e transpire todas as toxinas presentes, ajudando a relaxar os músculos. Saunas também são comuns em "spas" para relaxar. Neste artigo, vamos explorar um motivo inusitado para frequentar a sauna — aliviar o desconforto dos sintomas de gripes e resfriados.

Outras pessoas estão lendo

Resfriado

Um dos sintomas mais comuns do resfriado é a congestão. A sensação de aperto no peito e nariz entupido podem representar sensações insuportáveis. A sauna seria benéfica para ajudar no combate a esses sintomas, e também ajudar na eliminação do resfriado.

Sentar em uma sauna e inalar o vapor pode ajudá-lo a aliviar a congestão, melhorando a inspiração. Ela terá o mesmo efeito que um umidificador, a diferença será intensidade, pois há muito mais vapor. O calor do vapor libera a secreção do peito, aliviando o congestionamento. Se você estiver em uma posição onde possa adicionar óleos na água de onde sai o vapor, isso vai ajudar também. Óleos como o eucalipto, hortelã-pimenta, alecrim podem auxiliar no processo de descongestionamento quando adicionados à água. Eles também tornam o cheiro mais perfumado.

Você será capaz de respirar muito mais fácil depois de usar uma sauna, no entanto, o seu nariz terá corrimento.

Um remédio caseiro para a gripe é suar. A sauna também pode fazer isso. Se você se sentar em uma sauna, o corpo vai aquecer e começar a suar. Suar muito pode ajudar a esfriar o corpo, mas você deve se manter adequadamente hidratado antes e depois de frequentar a sauna.

A sauna pode combater os sintomas da gripe e resfriado?
Mulher resfriada (Pixland/Pixland/Getty Images)

Gripe

Ao contrário de um resfriado, muitas pessoas não ficam congestionadas ou com o nariz entupido quando estão gripadas. No entanto, se você estiver enfrentando isso, a sauna ajuda a fazer as mesmas coisas, como observado na seção acima.

Um dos sintomas comuns da gripe que uma sauna pode ajudar são as dores no corpo. Quando você está gripado, o corpo fica muitas vezes dolorido devido à ação do vírus no organismo. Frequentar uma sauna quando sentir essas dores no corpo vai relaxar e acalmar o desconforto que você estiver sentindo. O vapor da sala vai aquecer o corpo e fazer com que você relaxe. Quando o corpo relaxa um pouco, o desconforto que você está enfrentando vai começar a diminuir.

A sauna pode combater os sintomas da gripe e resfriado?
Na cama com gripe (Tom Le Goff/Digital Vision/Getty Images)

Alternativas

Se você gostaria de ir a uma sauna para tratar desses sintomas, mas não tem como, saiba que existem várias outros métodos que você pode tentar para obter os mesmos benefícios.

Tomar um banho quente no banheiro de casa e fechando a porta cria-se uma atmosfera de vapor. Uma vez que o banheiro encheu-se com o vapor do chuveiro, você pode começar a usá-lo como uma sauna. Umidificadores e potes neti são como saunas em uma escala menor. No entanto, ao contrário de saunas, todo o seu corpo não está imerso no vapor. Respirar perto de um umidificador e usar um pote "neti" permitirá que você use o vapor para descongestionar as vias nasais, mas eles não vão ajudá-lo a suar e se livrar de um resfriado, gripe ou dores no corpo.

A sauna pode combater os sintomas da gripe e resfriado?
Vapor do chuveiro (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível