Seres humanos e minhocas: há alguma semelhança?

Escrito por anne pyburn craig | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Seres humanos e minhocas: há alguma semelhança?
Apesar das qualidades benéficas, os humanos raramente acham as minhocas bonitas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os jardineiros valorizam as minhocas porque elas devoram matéria orgânica e excretam adubo, mais rico em importantes nutrientes que o melhor solo artificial, e a bactéria benéfica presente nelas destrói bactérias nocivas, como por exemplo a E. coli e a salmonela. Seus túneis melhoram a aeração do solo e a drenagem. Os professores de biologia valorizam as minhocas pelas lições que elas podem dar. Desprovidas de pernas, rostos e esqueletos, a anatomia delas ainda assim é bem concebida para realizar as funções básicas que o corpo humano também executa.

Outras pessoas estão lendo

A digestão das minhocas

As minhocas possuem um condutor externo – a superfície que vemos – e um condutor interno, que é o seu sistema digestivo. Da mesma foram que um humano, uma minhoca consome comida através de uma extremidade e excreta os resíduos através de outra, extraindo os nutrientes de que necessita enquanto o alimento passa através do canal alimentar. O canal alimentar da minhoca, como o de um humano, tem muitas partes. Células sensoriais especiais na "boca", chamadas de cavidade bucal, identificam as substâncias químicas de que a minhoca necessita como a sacarose e a salina. Ela tem faringe, esôfago, papo, moela, intestino e ânus, e cada um deles desempenha um papel no processo digestivo e excretor. Como os humanos, elas beneficiam-se desses órgãos nos canais alimentares que ajudam na digestão.

A circulação da minhocas

As minhocas possuem cinco corações, com válvulas e câmaras. Embora mais simples que o coração humano, esses órgãos desempenham a mesma função básica de manter o sangue delas circulando enquanto distribui o oxigênio e os nutrientes através do corpo. Os humanos têm artérias para carregar o sangue enriquecido para fora do coração, e veias que retornam o sangue esgotado para ser renovado; as minhocas têm os vasos ventral e dorsal, que desempenham as mesmas funções básicas. O sangue da minhoca é vermelho, como o nosso.

O sistema nervoso da minhoca

A minhoca tem uma estrutura chamada de gânglio cerebral, localizada perto da extremidade frontal que processa a informação sensorial vital para a sobrevivência dela, como a umidade, luz e temperatura, e controla suas respostas a esses estímulos. Os biólogos acreditam que o gânglio central também regula a reprodução e outras funções vitais.

Seres humanos e minhocas: há alguma semelhança?
A simples, porém eficiente, minhoca fascina os biólogos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A reprodução da minhoca

Cada minhoca tem os órgãos reprodutivos masculino e feminino e pode produzir ovos e esperma. Apesar dessa versatilidade, as minhocas não podem se reproduzir sozinhas. Com um ser humano, uma minhoca precisa acasalar com outra minhoca para criar descendentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível