Como fazer uma serra circular caseira

Escrito por rose wright | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A serra circular é usada por pessoas que a utilizam de forma temporária, por exemplo fazendeiros, por causa da facilidade de operação e manutenção. Ela corta mais rápido do que uma serra de fita ou uma motosserra. Ao contrário de outras ferramentas que cortam um só produto a partir de um só tronco, a circular é versátil, pois pode fazer vários por cada peça. Portanto, pode ser útil saber como montar sua própria versão da ferramenta para utilizá-la na hora que precisar de madeira, e para ganhar um dinheiro de forma fácil e rápida.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque os postes de madeira (crua ou tratada) sobre uma base sólida. Isso evitará movimentos e certificará a coordenação adequada das diferentes partes da serra. Se não for assim, será difícil alinhar a serra, a estrutura e outros equipamentos por causa da vibração durante o funcionamento.

  2. 2

    Coloque uma laje de concreto armado no piso se este for instável e coloque postes a não mais de 1,22 m e os pés a um mínimo de 45 cm sob o nível de gelo do solo. Isso criará uma superfície de trabalho adequada para a serra e certificará que não haverá impedimentos na hora de utilizá-la. O concreto também permitirá que a base permaneça limpa em solos lamacentos.

  3. 3

    Coloque os trilhos e ajuste-os aos postes. Isso fornecerá um caminho estável para que o carro passe pela serra. As serras circulares contêm um trilho plano próximo da serra e um em V que dirige e suporta o carro.

  4. 4

    Coloque os trilhos no mesmo nível e mantenha a estabilidade. Teste-a colocando um tronco pesado sobre eles e movendo-o. Se os trilhos não estiverem nivelados, você verá movimentos que farão com que o tronco seja desviado.

  5. 5

    Coloque os carros e alinhe as montagens da serra para transportar o tronco para esta em uma linha reta e em movimento constante. Mantenha os eixos das rodas em boas condições através da lubrificação e o ajuste constantes para assegurar um movimento suave e uma vida útil prolongada.

  6. 6

    Remova os resíduos que caírem nos trilhos colocando limpadores atrás e na frente das rodas. Os resíduos podem fazer com que o carro se mova lentamente, reduzindo a velocidade de corte da sua serra. Além disso, eles são perigosos para qualquer pessoa que estiver trabalhando no local, pois podem cair ou fazer com que um tronco caia.

  7. 7

    Nivele e ajuste os pinos e colares guia da serra para mantê-la eficiente. Isso certificará que você cortará os troncos nas medidas exatas e a estrutura será firme. Segure a serra com colares e pinos para melhorar a eficiência.

  8. 8

    Esfrie as bases do mandril com um lubrificante para evitar que a serra se sobreaqueça, pois isso pode causar um funcionamento desigual e errático.

Dicas & Advertências

  • Manter o mandril em boas condições assegura uma operação segura com uma vibração mínima. O mandril é muito importante, pois é a peça giratória que serve como eixo para a serra circular.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível