Tecnologia

Para que serve um cabo RGB?

Escrito por richard asmus | Traduzido por thiago andre scarani
Para que serve um cabo RGB?

Os cabos RGB carregam sinais de vídeo para monitores de computador ou HDTV

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

RGB significa os três sinais de cores primárias - vermelho, verde e azul (red, green e blue, em inglês) - que são usados para iluminar uma tela de televisão ou de um monitor para computador. Quando são enviados como três sinais separados, produzem imagens de cores mais realistas. Muitas pessoas usam o termo RGB para identificar qualquer cabo, conexão, formato ou monitor que usa sinais de cor separados. O termo "cabo RGB" costuma se referir ao cabo multi-condutores usado pelo formato VGA.

VGA

A tecnologia VGA (Video Graphics Array, Conjunto de Gráficos de Vídeo) foi lançada em 1987 para enviar informações de vídeo de alta qualidade de um computador para um monitor. Por ter melhorado drasticamente a qualidade das cores, os fabricantes de vídeo-games e sistemas de entretenimento doméstico rapidamente a adotaram. Melhorias incrementais ao formato acabaram resultando em um sinal de alta resolução, que é usado atualmente para TVs de alta definição. Todas as resoluções criadas durante o desenvolvimento da tecnologia ainda estão em uso nos dias de hoje para diversas aplicações, e todas utilizam o cabo VGA com conectores de 15 pinos nas pontas, que também é conhecido como cabo RGB ou cabo RGBHV.

O que ele faz

O cabo RGB carrega sinais de um componente para outro em computadores, video-games e sistemas de entretenimento doméstico. Qualquer componente que suporta este formato possui um conector trapezoidal de 15 pinos, com três fileiras de cinco pinos cada. O cabo carrega três sinais separados de informações de cores e dois de sincronia vertical e horizontal. Também carrega informações dos monitores para a fonte do sinal, para várias aplicações como identificação de opções dos equipamentos e configurações automáticas de resoluções entre os dispositivos. Nem todos os equipamentos usam essas funções de controle.

Qualidade do cabo

Como os cabos RGB carregam sinais complexos, a qualidade do cabo causa diferenças perceptíveis, especialmente nos cabos mais compridos. O comprimento pode variar de 30 cm a 30 m, e os maiores são mais suscetíveis a interferências de outros sinais. Os fabricantes fazem cabos de vários níveis de qualidade e preços, e costumam usar termos de marketing como "alta resolução" ou "qualidade superior" que não identificam características técnicas. Compre apenas cabos VGA que especifiquem a resolução suportada com aquele comprimento específico. Esses dados devem estar marcados na embalagem, e você pode identificar seus requisitos de resolução nos manuais de seus equipamentos.

Vídeo componente

O formato vídeo componente usa três cabos coaxiais para conectar uma fonte de vídeo a um monitor, usando as cores vermelho, verde e azul para identificar os conectores RCA do equipamento e dos cabos. Alguns usuários chamam erroneamente o formato componente de RGB. Alguns fabricantes de cabos fundem três cabos coaxiais com conectores RCA nas pontas para formar um único cabo de vídeo componente, que também pode ser chamado de cabo RGB.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media