Mais
×

Para que serve o condensador no alternador?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os alternadores produzem um campo elétrico que pode interferir na recepção de sinais de rádio. Um condensador de um alternador corrige esse problema. Os alternadores de automóveis são necessários para recarregar a bateria do carro e fazer o sistema elétrico do carro funcionar sem utilizar a bateria.

Os fios de cobre de um alternador podem ser vistos nessa imagem (New car petrol engines image by Christopher Dodge from Fotolia.com)

Alternador

Um alternador converte a energia mecânica do motor em energia elétrica, na forma de uma corrente alternada. Ele realiza essa conversão girando as buchas dos fios a uma alta velocidade, próximo às bobinas de cobre, criando um campo elétrico. A corrente elétrica produzida pelo alternador é a descarga deste campo.

Condensador

Quando se fala sobre o tipo de dispositivo utilizando como condensador de alternador, a palavra condensador tem sido substituída amplamente por capacitor. Um condensador ou capacitor não possui partes que se movimentam. Consiste de um isolante conectado a dois condutores.

Condensador do alternador

Os condensadores dos alternadores são encontrados principalmente nos carros antigos. Os rádios dos carros modernos são projetados em larga escala, com uma protação embutida contra a estática gerada pelo alternador. Quando um condensador é usado, um dos chumbos conecta-se ao alternador e o outro ao chão. Quando há diferença de voltagem entre os chumbos, um campo é gerado. O excesso de energia é armazenado no isolante, protegendo o rádio da interferência que normalmente seria descarregada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article