Para que serve o creme de acetonido de triancinolona?

Escrito por a. michelle caldwell | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Para que serve o creme de acetonido de triancinolona?
O creme de acetonido de triancinolona é usado na pele para aliviar rubor, edema, prurido, descamação e crostas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O creme de acetonido de triancinolona é usado na pele para aliviar rubor, edema, prurido, descamação e crostas. Trata-se de um creme branco, praticamente inodoro, que normalmente é aplicado na área cutânea afetada como uma fina película e friccionado delicadamente duas a quatro vezes ao dia. Se você apresentar quaisquer sintomas adversos, pare de usar o creme imediatamente e consulte um médico.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

O creme de acetonido de triancinolona é usado na pele para aliviar rubor, edema, prurido, descamação e crosta. Não é um medicamento de venda livre: deve ser prescrito pelo seu médico. O ingrediente ativo, acetonido de triancinolona, é um corticosteroide. O creme é branco e inodoro e disponível em três potências (0,025%, 0,1% e 0,5%) em tubos de 15 g e 80 g e em potes de 450 gramas.

Benefícios

O creme de acetonido de triancinolona pode aliviar prurido, rubor e edema causados por eczema, dermatite, erupção por hera venenosa, erupção cutânea, picadas de insetos e outras dermatoses.

Como usar

Normalmente, o creme é aplicado na área afetada da pele como uma película fina e friccionado suavemente duas a quatro vezes ao dia. Siga as instruções específicas de seu médico. Se a condição que estiver tratando se agravar, pare de usar o medicamento e ligue para o seu médico.

Efeitos colaterais comuns

O creme de acetonido de triancinolona pode causar queimadura, prurido, irritação, secura, inflamação dos folículos pilosos, crescimento capilar excessivo, erupções semelhantes à acne, diminuição da pigmentação da pele, dermatite em torno da boca, dermatite de contato alérgica, amolecimento da pele, infecções secundárias, atrofia cutânea, marcas de estiramento e calor pruriginoso.

Uso em crianças

As crianças podem usar o creme sob supervisão médica, mas deve-se tomar cuidados especiais para não aplicá-lo em demasia ou com muita frequência.

Considerações especiais

Se você já teve uma reação alérgica a um produto que contém acetonido de triancinolona ou a algum outro corticosteroide, certifique-se de dizer ao seu médico antes de usar o medicamento. Caso tenha uma reação alérgica (erupção cutânea, prurido, edema, tontura grave, dificuldade para respirar, infecção cutânea), contate seu médico imediatamente.

Advertêncua

O acetonido de triancinolona (o ingrediente ativo) pode ser absorvido através da pele, especialmente se coberto com uma atadura ou bandagem semelhante. É possível absorver o suficiente pela pele para causar efeitos sistêmicos. Nesses casos, pode ocorrer fadiga, perda de peso, fraqueza muscular, cefaleia, edema nas extremidades inferiores, aumento da sede, redistribuição da gordura corporal (muitas vezes vista como "cara de lua cheia"), diminuição da capacidade de combater a infecção, dificuldade para dormir, contusão cutânea, dor articular e problemas de visão. Contate seu médico se apresentar quaisquer desses sintomas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível