Para que serve a escala GPU?

Escrito por dan howard | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Para que serve a escala GPU?
A escala GPU pode esticar ou diminuir a exibição de um vídeo ou imagem (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O computador depende de dois componentes principais para renderizar imagens, a placa gráfica e o monitor. Os monitores vem em uma variedade de tamanhos e proporções de largura por altura, ou proporção de tela, enquanto as placas gráficas modernas exibem fotos e vídeos em uma ampla gama de resoluções e formatos. Quando a saída dela não é inteiramente equivalente com as capacidades do monitor de exibição, é possível usar o recurso de uma placa gráfica de escala GPU para ajustar melhor as imagens e vídeos na tela.

Outras pessoas estão lendo

Definição

O termo "escala GPU" é uma sigla para escalas de unidades gráficas de processamento, uma opção disponível em várias placas de vídeo, que redimensiona automaticamente os conteúdos que não estão bem calibrados para exibir em um monitor. Ao ativá-la, o processador gráfico serve como um intermediário entre as especificações indicadas pelo aplicativo da entrada e a saída efetiva. A GPU recebe a entrada de exibição original da fonte da imagem a ser renderizada, executa a função de redimensionamento na sua placa de processador e em seguida, gera a imagem ou vídeo editado no monitor.

Manutenção da proporção da tela

A manutenção da proporção original da entrada é um tipo comum de escala GPU que a placa de vídeo pode realizar. Muitos aplicativos e vídeos são calibrados para serem exibidos com uma medida 4 de altura por 3 de largura. Por exemplo, você pode ter um monitor cujas dimensões tem uma proporção padrão de 16 de altura para 9 de largura. Neste caso, o vídeo de 4 para 3 parecerá estar esticado horizontalmente, em condições normais de exposição. Se você ativar a escala de proporção, então você pode escolher para exibir a imagem em sua largura e altura normais; fazendo isso, o vídeo será exibido com a melhor qualidade possível, mas irá adicionar barras pretas ao longo da porção da borda da tela que não é usada.

Escala tela cheia

A manutenção da proporção é o tipo apropriado de escala GPU, se você quiser assistir a um vídeo ou imagem de alta qualidade, em um monitor com proporção incompatível. Se preferir que ele fique do tamanho da tela, basta ativar a escala GPU para tela cheia, que esticará o vídeo. Uma dimensão da relação original é mantida enquanto a outra, normalmente a horizontal, é esticada. Essa opção fará a tela inteira ser usada, mas como resultado, o vídeo ou a imagem ficarão distorcidos e a qualidade comprometida.

Sincronização centrada

Você também pode escolher por exibir o conteúdo sozinho na tela em seu tamanho e resolução normais, ativando o recurso da escala GPU de sincronização centrada da placa de vídeo, então a entrada de vídeo será exibida no monitor em seu formato original codificado. Com este tipo de escala o processador da placa de vídeo renderiza cada pixel como prescrito na origem da entrada e simplesmente acrescenta barras horizontais e verticais ao redor da porção não utilizada da tela.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível