×
Loading ...

Para que serve o gás propano?

Atualizado em 17 abril, 2017

O propano é um gás atóxico, incolor e inodoro que também pode ser convertido para a forma líquida para facilitar seu transporte. Ele é feito a partir de derivados do petróleo, por meio de processos que incluem a refinação do petróleo bruto e o processamento de gás natural. Este último é insolúvel em água e não polui. Esse gás tem muitos usos domésticos, em fazendas e empresas.

O propano é um gás muito versátil, usado em sistemas de aquecimento para cozinhar e até mesmo como combustível para carros (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

No cozinha

O propano pode ser usado para muitos tipos de cozimento. Ele é capaz de alimentar tanto churrasqueiras quanto fornos e fogões.

Loading...

No aquecimento

O propano pode fornecer o combustível tanto para fornos quanto para aquecedores e lareiras. Ele também pode alimentar aquecedores de água em residências e outros prédios. É utilizado, ainda, como combustível para incubadoras de animais.

Nas fazendas

O propano é usado por centenas de milhares de agricultores em todo o mundo. Eles utilizam esse gás para livrar suas colheitas de ervas daninhas e insetos, usando maçaricos alimentados por ele. Devido à sua composição não-tóxica, ele também é utilizado como combustível para as máquinas que ajudam nas colheitas.

No lar

No lar, o propano também pode alimentar secadores de roupas e geradores. Ele pode ser usado, ainda, para recreação, alimentando piscinas e aquecedores de saunas, bem como lâmpadas que ficam em áreas externas à casa.

Em equipamentos

O propano pode ser utilizado para alimentar equipamentos como empilhadeiras e tratores. Quando usado em equipamentos como empilhadeiras, por exemplo, ele produz menos emissões que outros combustíveis.

Loading...
Loading ...
Loading ...