Para que serve o pantenol?

Escrito por laura bramble | Traduzido por raissa oliveira
Para que serve o pantenol?
O pantenol pode ser encontrado em vários produtos de fármacia (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

O pantenol é um ingrediente comum em itens de farmácia e prateleiras de supermercado. É um derivado da vitamina B5, e às vezes é anunciado como pró-vitamina B. Ele é encontrado em produtos de beleza como xampus, condicionadores, produtos de cuidado com a pele, pomadas, cremes hidratantes, spray e modeladores de cabelo, além de cosméticos. Ele realiza uma variedade de funções benéficas, e demonstrou-se seguro e não irritante.

História

Os benefícios do pantenol para uso tópico foram notados pela primeira vez nos Estados Unidos em 1950, em um estudo realizado em pacientes com queimaduras graves e ferimentos na Escola de Pós-Graduação Médica da New York University. Na publicação do The Journal of Investigative Dermatology, os drs. Combes e Zuckerman observaram que pacientes cujos ferimentos foram tratados com uma pomada contendo 5% de pantenol se curavam mais rapidamente em relação a pacientes cujas feridas não eram tratadas com o álcool. Isso abriu o caminho para novas pesquisas sobre outros valiosos usos do pantenol.

Xampus e condicionadores

Em xampus e condicionadores, o pantenol hidrata durante um longo período, o que confere ao seu cabelo uma aparência e textura melhor. Ele é superior a muitos outros hidratantes, pois consegue penetrar bem nos fios de cabelo. Ao longo do tempo, o produto melhora o estado e a estrutura do cabelo devido aos seus efeitos reparadores. O pantenol também ajuda a prevenir a quebra, tornando o cabelo molhado mais fácil de pentear.

Produtos para cabelo

Além das propriedades condicionantes, o pantenol aumenta o brilho, a elasticidade e o volume do cabelo. Isso pode torná-lo mais fácil de pentear e mais suave ao toque, e conferir-lhe uma aparência mais saudável.

Produtos de cuidado da pele

Em produtos de cuidados dermatológicos, o pantenol penetra profundamente nas camadas da pele e lá retém sua umidade natural. Ele pode ajudar a pele a manter-se saudável, estabilizando seu metabolismo e homogeneizando seu tom, estimulando a formação de pigmentos. Cremes com pantenol são lubrificantes e podem ajudar sua pele a ficar macia e suave.

Segurança

Com um histórico de 50 anos de uso dermatológico e capilar, houve numerosos estudos sobre os efeitos colaterais do pantenol. Tem sido repetidamente demonstrado que não há efeitos secundários negativos, seja para sua utilização a curto ou longo prazo. Ele normalmente deriva de fontes naturais de origem vegetal, mas também pode vir de fontes animais.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível