Mais
×

Para que serve uma unidade condensadora?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O termo "transferência de calor" refere-se à transferência de energia térmica de um sistema para outro. Uma unidade de condensação transfere o calor através da condensação de uma substância.

As unidades condensadoras condenam substâncias gasosas para líquidos através de um resfriamento (window air conditioner image by Aaron Kohr from Fotolia.com)

Definição

As unidades condensadoras são dispositivos que condensam uma substância através de resfriamento. Esse processo envolve uma mudança de estado, de gás para líquido.

Trocador de calor

As unidades condensadoras, como aquelas encontradas em sistemas de ar condicionado, geralmente operam com a ajuda de um trocador de calor. Esse trocador de calor envolve a unidade e contém um compressor, um dispositivo mecânico feito para comprimir um gás. O fluido refrigerante passa pelo trocador de calor através de vários tubos. Esses tubos contém entranhas, que permitem que o ar do lado de fora passe para dentro da unidade condensadora. O trocador de calor condensa o vapor refrigerante, transformando-o em um líquido resfriado, enquanto o compressor aumenta a pressão do refrigerante e o empurra pelos tubos.

Ventiladores

As unidades condensadoras típicas usam um ventilador motorizado posicionado perto do topo. Esses ventiladores sopram o ar externo para dentro do trocador de calor para resfriar o fluido refrigerante e, então, retiram-no através da unidade condensadora.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article