×
Loading ...

Para que servem os lipídios no corpo?

Atualizado em 21 novembro, 2016

Lipídios são tipos essenciais de gordura que têm um papel muito importante no corpo humano. Essas gorduras ajudam o organismo a funcionar melhor em muitos aspectos. Eles ajudam na função cerebral, na mobilidade das juntas e até mesmo na produção de energia. Há vários tipos diferentes de lipídios, como triglicerídios, ácidos graxos e lipídios saturados, entre outros. Nem todos os lipídios funcionam da mesma forma, e diferentes tipos de lipídios efetuam diferentes funções. Por exemplo, ácidos graxos essenciais ajudam a acalmar inflamações no corpo e a lubrificar as juntas, assim como o óleo em uma roda barulhenta. O organismo fabrica alguns lipídios, enquanto outros precisam vir por meio da dieta.

Consumir alimentos lipídicos com moderação melhora a função cerebral (Walnuts image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com)

Absorção vitamínica

Os lipídios ajudam o corpo a absorver vitaminas lipossolúveis como as vitaminas A e E. Elas são necessárias para manter os tecidos saudáveis, entre muitas outras coisas. Os lipídios auxiliam o organismo, favorecendo o processo de absorção. Sem eles, o corpo sofreria com a falta de nutrientes, devido à importância destes ao seu funcionamento normal.

Loading...

Lubrificação celular

As membranas celulares, na verdade, são feitas de lipídios e plasma. Os lipídios revestem as células com uma lubrificação que funciona como uma barreira protetora. Eles permitem a célula ter se desenvolver e funcionar normalmente. Essas gorduras possuem uma capa dupla que ajudam as células a funcionar normalmente e controlar quais materiais estranhos são transferidos por suas paredes. Dessa forma, as células são feitas de lipídios, e mais lipídios são usados para dar a elas um revestimento lubrificante para que fiquem mais protegidas.

Produção energética

Outra grande utilidade dos lipídios é na produção energética, pois armazenam energia através do triglicerídio. Essa energia é depositada e disponibilizada para uso imediato em nossas células, mas este processo tem tornado as pessoas mais propensas a ganhar peso, porque o corpo favorece a gordura mais do que outros tipos de energia. Não chega a ser um problema, a menos que a pessoa coma gorduras excessivamente e leve uma vida sedentária. A gordura é boa e saudável ao organismo, mas como o corpo tem maior propensão a armazená-la, é necessário exercitar-se para manter uma boa saúde. O inimigo não é o lipídio, mas o estilo de vida.

Mensageiros

Além disso, os Lipídios também funcionam dentro do corpo como mensageiros. Certos lipídios, tais como os ácidos graxos não-esterificados, enviam sinais à medida em que se unem a receptores da membrana plasmática. Eles têm um papel predominante na comunicação celular interna através de sinais que influenciam certas funções do corpo. Causam a produção de enzimas e quinases proteicas, além de várias outras funções. O corpo precisa produzir enzimas para a digestão e outras funções, e a assimilação de proteínas é importante à saúde dos tecidos do organismo.

Produção hormonal

Os lipídios também trabalham regulando certos hormônios esteroides. Os lipídios polares têm locais chamados hidrofílicos, que se unem ao hidrogênio como cola, o que faz com que as proteínas de dentro da membrana estimulem a produção de hormônios. A produção de hormônios costuma estar normal quando a função dos lipídios está dentro dos padrões de normalidade. Lipídios são incrivelmente complexos e têm variadas funções dentro do corpo humano. Por isso, são essenciais à vida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...