Mais
×

Para que servem represas?

Atualizado em 17 abril, 2017

A represa é um dique oco, geralmente construído em concreto e reforçado com aço, apoiado a uma série de suportes externos chamados contrafortes. Estes contrafortes, construídos na barragem no sentido em que desce o rio, evita com que seja empurrada pela força da água. O suporte adicional dos contrafortes garante a estabilidade e ajuda a barragem a conservar a água.

Represas ajudam na conservação de água (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Estrutura

A represa deve ser construída sobre uma base sólida, a partir do qual o seu eixo pode subir. A represa tem dois lados: um a montante, que toca a água do reservatório, e um a jusante, lado para o qual os contrafortes são construídos. O local em que a face da montante se encontra com o solo é chamado salto da barragem, e no extremo oposto, onde a face a jusante se encontra com o solo é o dedo do pé.

Propósito

O objetivo principal de uma represa é conservar a água. Represas foram utilizadas pela primeira vez no Império Romano para preservar o abastecimento de água nos territórios onde os recursos eram preciosos por causa de sua escassez ou despesa. Hoje, elas são muitas vezes utilizados para empresas de irrigação e de mineração.

Vantagens

Por causa da maior resistência e suporte dos contrafortes, represas não precisam dos mesmos fundamentos rocha firme que outros, tais como diques com abóbadas exigem. Na verdade, represas são flexíveis o suficiente para suportar fundações trêmulas e permanecer de pé, desde que a base não esteja sendo erodida. Vazamentos pequenos não poem em risco uma represa, e poucos materiais são necessários para a sua construção.

Desvantagens

Enquanto o material necessário para uma represa pode ser pouco, os custos unitários tendem a ser maiores. Represas com múltiplos arcos nem sempre lidam bem com cheias de forma tão eficiente como barragens de gravidade, especialmente se seus contrafortes são finos. Finalmente, as represas têm limitações de altura que outras barragens têm: quanto mais alta a barragem é, maior os contrafortes devem subir para apoiá-la.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article